O Serviço de Atenção à Saúde do Escolar – SASE completa nesta sexta-feira (01) nove anos de atendimento. Ele tem como objetivo oferecer assistência nas áreas de psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia e serviço social para crianças e adolescentes de 04 à 17 anos, com transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. Atende nas terças e sextas-feiras das 7h às 13h e nas segundas, quartas e quinta-feira das 13h às 19h.
Nestes nove anos de funcionamento, o SASE já recebeu cerca de 5.700 crianças. Atualmente, atende em média 310 crianças e adolescentes por semana. No espaço é realizado anamneses (processo de admissão de pacientes atendidos), atendimentos em grupos, aplicação de testes psicológicos, grupos avaliativos e grupos de orientação aos pais. Os atendimentos são realizados em grupo com as crianças, adolescentes e pais, e acontecem uma vez por semana. Além disso, são realizados atendimentos individualizados, de acordo com as necessidades de cada um.
As crianças e adolescentes atendidas no SASE são oriundas das Instituições Educativas da Rede Pública do Município de Chapecó. Como critério básico para inclusão nos atendimentos, eles deverão estar matriculados e frequentando regularmente a Rede de Ensino Pública, sendo atendidos no contra turno escolar. São atendidas crianças e adolescentes que apresentarem dificuldades relacionadas à aprendizagem e ao contexto escolar e que estejam influenciando na aquisição das habilidades escolares. Segundo a coordenadora do SASE, Sandra Del Castanhel o serviço auxilia os alunos, escolas e famílias a trabalharem em conjunto. “Apontamos como fundamental o trabalho realizado com as famílias e a comunidade escolar, no sentido de construir uma nova percepção da sociedade em relação à infância e a juventude”, comentou.
A atual equipe do SASE é composta por: 01 coordenadora, 01 auxiliar administrativa, 01 recepcionista, 01 auxiliar de serviços gerais, 01 assistente social, 04 psicopedagogas, 02 psicólogas e uma estagiária do curso de psicologia e 01 fonoaudióloga. Este serviço tem como atribuições, além do atendimento oferecido a criança e adolescente, o trabalho interinstitucional realizado com escolas e demais órgãos que trabalham com infância e juventude. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, o SASE é um diferencial na educação de Chapecó. “Com esse serviço conseguimos prestar mais um atendimento aos estudantes que apresentem condição de atraso neuropsicomotor, com transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, sociais, psicológicas e de linguagem e isto, reflete na qualidade do trabalho desenvolvido na educação”, finalizou.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.