O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina informou, no fim da tarde desta sexta-feira (25), que vai enviar nove militares para auxiliar nas buscas a desaparecidos em Brumadinho, em Minas Gerais. A cidade foi atingida pelo rompimento de uma barragem de sobras de mineração. Pelo menos 200 pessoas são consideradas desaparecidas.
Os militares que devem ser deslocados para Minas Gerais fazem parte de um grupo especializado nesse tipo de resgate. Eles irão levar consigo três caminhonetes, além de cães de busca e dois drones, para ajudar nas buscas pelos desaparecidos.
O grupo deve se reunir ainda na noite desta sexta-feira na cidade de Porto União, na divisa com o Paraná, para seguir até a cidade mineira.
Os Bombeiros ainda possuem outra equipe com oito militares, dois carros e dois cães farejadores, que devem ficar de prontidão nos quartéis, caso haja a necessidade de deslocamento para Brumadinho.
Segundo os Bombeiros, Santa Catarina possui 14 grupos especializados em resgates de áreas deslizadas, buscas terrestres, comando e gerenciamento de crise, além de ajuda humanitária, resgates e outros tipos de salvamentos.
Apesar do deslocamento dos Bombeiros para Minas, a corporação afirma que o atendimento aos moradores catarinenses não será prejudicado, enquanto os militares estiverem em Brumadinho.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da NSC.