O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou o edital para retomada das obras da BR-163, paradas há cerca de um ano. Em abril o órgão rescindiu o contrato com a empresa Sulcatarinense, que executou apenas 36% dos serviços previstos em 62 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, no Oeste de Santa Catarina. O projeto prevê viadutos, 23 quilômetros de terceiras faixas e 22 quilômetros de vias laterais.
As empresas interessadas devem se inscrever até o dia 7 de fevereiro de 2019, quando serão abertas as propostas.
De acordo com o chefe do DNIT na região Oeste, o engenheiro Diego Silva, os R$ 6 milhões em recursos previstos para este ano acabam ficando com a União e, no ano que vem, há uma previsão de apenas R$ 1 milhão no orçamento. Mesmo assim o lançamento do edital é um passo positivo.
— Mesmo tendo pouco dinheiro disponível é importante ter a previsão e a rubrica no orçamento, pois isso nos permite buscar recursos para iniciar as obras, provavelmente no segundo semestre, pois após a licitação a empresa vencedora deve levar cerca de seis meses na elaboração do projeto — explica.
Projeto precisa ser adaptado
Além de atualizar o que tem que ser feito, a empresa precisa adaptar o projeto para o uso de concreto em vez de pavimento asfáltico.
— No momento ele custa cerca de 40% a mais do que o pavimento asfáltico, que teve uma alta neste ano, mas economiza cerca de 50% na manutenção, já que a previsão do concreto é de uma vida útil de 20 anos, contra 10 anos do asfalto — calcula Diego.
Ele disse que o edital lançado é apenas para o lote 2 da BR-163, do quilômetro 78, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Guaraciaba, até a BR-280, no Paraná, além de 3,6 quilômetros do trevo de acesso a Dionísio Cerqueira até o Porto Internacional de Cargas.
Posteriormente, será licitado o lote 1, que é menor, do quilômetro 70 a 78, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, e vai incluir um contorno de 15 quilômetros ligando a BR-282 com a BR-163, pelo lado leste da cidade. O anteprojeto do contorno viário está sendo elaborado pelo DNIT.
Jornalismo Rádio Efapi com informações do Diário Catarinense.