Mundo SENAI apresenta 55 projetos à comunidade de Chapecó e região

Foto: MB Comunicação/Divulgação
Foto: MB Comunicação/Divulgação

O SENAI Chapecó, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), apresenta à comunidade 55 projetos e demonstrações laboratoriais durante o Mundo SENAI, nesta quinta e sexta-feira (08 e 09). A iniciativa mostra a estrutura e o modelo educacional do SENAI que tem ênfase no desenvolvimento de atividades práticas e projetos integradores. De acordo com o diretor regional Oeste do SENAI, Almeri Dedonatto, esse sistema fortalece o aprendizado por meio de situações desafiadoras, com foco em projetos práticos que engajam os estudantes e os aproximam de situações reais da indústria, desenvolvendo competências do século 21, como a criatividade, inovação e trabalho em equipe.

Entre os projetos, alunos do curso Técnico em Automação Industrial apresentam um sistema de manufatura integrada. O estagiário do SENAI, Luiz Lorenzi, explicou que trata-se da simulação de uma linha de produção, com um robô industrial, controlada por um operador. “O nível de programação desse sistema é o mesmo utilizado na indústria e trabalha lógica de programação e programação com controlador lógico programado (CLP)”, frisou acrescentando que o tempo de montagem do sistema é de 18 horas.

Projetos que englobam soluções para o mundo moderno foram desenvolvidos por estudantes do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática. “As pessoas precisam de algumas facilidades para ter maior qualidade de vida e, pensando nisso, foram desenvolvidos projetos com automatização de sistemas”, comentou o professor de tecnologia da informação e comunicação Valério Junior Piana. Para o trânsito, os alunos desenvolveram um estacionamento inteligente que mostra uma previsão da liberação de vagas. O usuário pode visualizar em um painel localizado no estacionamento ou por meio de aplicativo. Uma casa totalmente automatizada é outro projeto. Por meio de aplicativo ou computador, o morador consegue ver se deixou alguma lâmpada acesa, ligar o ar condicionado, conferir a temperatura da geladeira, entre outras funções. A residência também possui painel solar que gira conforme o posicionamento do sol. Outro projeto é um tratador automático de peixes. A intenção é facilitar o dia a dia de piscicultores.

 Desmistificar a dificuldade da física e da matemática e despertar o interesse pela área são objetivos dos projetos apresentados pela Sala SESI Matemática. De acordo com a professora de física, Daniele Simoneti, estão sendo apresentadas atividades interativas e com jogos que estimulam o raciocínio lógico e abordam temas como magnetismo, eletricidade, mecânica e ilusão de ótica. “São ações que já acontecem em sala de aula e, no Mundo SENAI, o público também pode interagir”.

“Um tour pelo oceano” é o projeto apresentado por estudantes do primeiro ano do ensino médio. A turma apresenta o relevo oceânico e debate problemas como a poluição. “O Brasil tem muito pouco estudo sobre os oceanos. Aproximadamente 1% dele é catalogado e os cientistas devem catalogar 25% do total do domínio oceânico brasileiro até 2030”, relatou o estudante Arthur Quadrado.

Estudantes do ensino médio também desenvolveram o projeto “Mundo Medieval”. O objetivo é expor objetos e curiosidades da Idade Média, com ênfase nas armas dos guerreiros do período. Os alunos Emely Yasmim Lima, do terceiro ano, e Matheus Adriano Correia, do segundo ano, enfatizaram que ao final da exposição os visitantes são convidados para a reprodução prática de uma batalha medieval podendo escolher suas armas e escudos.

MUNDO SENAI

O Mundo SENAI foi criado em 2009 e já recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil. A programação em cada cidade pode ser conferida no site (mundosenai.com.br).

Em Chapecó, a visitação nesta quinta-feira (08) é das 08 às 12 horas, das 13h30 às 17 horas e das 18 às 21h30. Na sexta-feira (09) o horário para visitas será das 08 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Em Xanxerê, o horário é das 13h15 às 17h15 e das 19 às 22 horas nesta quinta-feira (08). Entre os atrativos estão oficinas de primeiros socorros e de prevenção de incêndio. Na sexta-feira (09) a abertura para visitação será das 08h30 às 11h45 e das 13h15 às 17h15. Serão realizadas oficinas de primeiros socorros e prevenção de incêndio. O público também poderá conferir os projetos desenvolvidos pelos alunos do SENAI.

Jornalismo Rádio Efapi com informações da MB Comunicação.