Iniciou nesta terça-feira (30), no Museu de História e Arte de Chapecó (MHACH) a Exposição “Hemeroteca Digital Catarinense” com o acervo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. A Exposição apresenta um conjunto de jornais impressos e placas com alguns periódicos históricos, principalmente jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX.
Exposta no hall da Biblioteca Pública do Estado em 2016, em comemoração ao aniversário da instituição; no Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul; no Palácio Cruz e Souza (Florianópolis) em 2017 e em caráter permanente na sede do IDCH, em Florianópolis, a Mostra é uma iniciativa e estratégia de divulgação do acervo documental de publicações periódicas do Estado, promovendo assim, o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital, que carregam muito sobre a história de Santa Catarina.
A idealização da Hemeroteca surgiu a partir da percepção do estado estrutural dos documentos da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, que ao ser expostos às alterações climáticas e ambientais, tornavam-se fragilizados e suscetíveis a diversas deteriorações, pondo em risco a memória documentada do Estado através daquelas publicações, muitas vezes raras e exclusivas. Considerando os avanços tecnológicos ocorridos no campo de conservação de patrimônio durante as décadas de 1970 e 1980, parte do acervo da biblioteca foi microfilmado e posteriormente disponibilizado ao público por meio de microfilmes.
Os documentos permanecem para apreciação até 30 de novembro, com horário de visitação das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia. Agendamento para visita mediada pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3321 8509.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.