Você tem entre 13 e 18 anos e gostaria de cantar em um Coro? Então a oportunidade chegou. Estarão abertas no mês de setembro as inscrições para os interessados em participar do Coro Jovem de Chapecó. As inscrições poderão ser realizadas, nos sábados de setembro, das 10 às 12 horas na Sala do Programa Arte Cidadã, localizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Para realizar as inscrições é necessário os documentos pessoais, RG ou CPF do aluno e do responsável.
Serão oferecidas 40 vagas para o Coro que tem como objetivo estruturar, formar e ensaiar um coro de jovens, visando criar a apreciação da música coral original ou arranjos. A criação do Coro Jovem, surgiu a partir da constatação de que essa idade de público não estava sendo atendido, pois hoje a Secretaria de Cultura tem o Coro Infanto-juvenil da Escola de Artes, para crianças até 12 anos (em virtude da mudança vocal) e o Coro da Orquestra, em que seu público possui idade superior a 18 anos. Através de ambos os trabalhos, percebemos a lacuna entre os dois coros, onde jovens de 13 anos não se encaixam em nenhum dos grupos. Por este motivo identificamos a importância de criar um coro jovem que compreenda a idade dos 13 aos 18, fazendo um caminho entre o coro da Escola de Artes e o Coro da Orquestra, dessa maneira criando uma evolução para os alunos e cantores. Os ensaios do Coro Jovem acontecerão aos sábados, das 10h00 às 12h00, na Sala de Cursos do Arte Cidadã – Centro de Cultura e Eventos, uma sala com acústica ideal para os ensaios. O Regente será Eduardo Trierveiler.
Programa Arte Cidadã
O Programa Arte Cidadã, desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, visa democratizar o acesso à cultura e aos conhecimentos artísticos. Busca proporcionar a formação integral do aluno, fornecer instrumentos técnicos e pedagógicos para o desenvolvimento da criação de prática artística. O intuito é construir junto às comunidades movimentos de aprendizagem e expressividade. Os cursos abrangem diferentes linguagens artísticas e cada uma delas proporciona um tipo de experiência cultural e desperta a possibilidade de formação humanística e profissional dos alunos
Aulas de dança, música e teatro em mais de 20 espaços em localidades urbanas e do interior, através do qual, crianças, adolescentes e adultos tem acesso, perto de casa, a cursos gratuitos que garantem a formação técnica, artística e humana. As ações acontecem há 10 anos, envolvem na média cerca de 1 mil alunos e trazem como diferencial a descentralização das atividades.
O Programa oferece aulas gratuitas de violão popular, violino, violoncelo, viola de arco, teoria musical, canto coral, flauta doce e transversal, clarinete, fagote, oboé, trompete, trombone, trompa, tuba, percussão orquestral, teatro, ballet e jazz. Somente neste ano ganhou seis novos parceiros, que disponibilizam o espaço para que as aulas cheguem cada vez mais próximas da comunidade. Ao todo a Secretaria de Cultura conta com 20 parcerias, entre Universidades, Igrejas, Programas Socioeducativos, comunidades, instituições, Ong’s, Centros de Referência Social, programas culturais e centro de artes.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.