O Oeste Catarinense será a casa de pesquisadores Argentinos e Brasileiros entre os dias 6 e 11 de agosto. A equipe da “Expedición El Rio Uruguay” irá passar por diferentes localidades, percorrendo o Rio Uruguai e seus entornos, e Chapecó será a primeira cidade a recebê-los.
A recepção, seguida de reunião, acontece na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, às 8h30, na Sala de reuniões da Prefeitura de Chapecó. Participarão representantes de setores públicos, empresariais, universidades, vereadores e professores de áreas em comum com a pesquisa. Na oportunidade serão expostas as ações da Expedição, que tem o apoio da UP- União de Parlamentares do Mercosul, seu objetivo e os motivos que os trazem a região.
Neste mesmo dia a programação prossegue com visita ao Goio-en e ao Museu dos Balseiros.
Além de Chapecó os pesquisadores irão passar pelas cidades de Concórdia, Campos Novos, Machadinho, Piratuba, Joaçaba e Itá. Ao todo serão 1770km de percurso, coletando dados e imagens para aprofundar os estudos sobre o Rio Uruguai e conhecer as obras nesse transcurso.
A Expedição tem como objetivo conscientizar as comunidades do Brasil, Argentina e Uruguay sobre as riquezas do Rio, sensibilizar os governos locais e regionais, assim como as autoridades do Mercosul, referente a iniciativas de preservação dos recursos naturais.
Também está inclusa na programação atividades de pesquisa de campo. Confira:
06/08 –segunda-feira – Atividades em Chapecó
8h30 Reunião Prefeitura de Chapecó;
10h30 Saída para o Goio-en e visita ao Museu dos Balseiros;
07, 08 e 09/08 – Visita à cidades do Oeste Catarinense;
10/08 –sexta-feira – Retorno à Chapecó
14h Reunião Câmara de Vereadores;
16h reunião com pesquisadores da área de Ciências ambientais, na Universidade Federal Fronteira Sul e Unochapecó;
11/08 – sábado – Atividade de Campo
12h – Saída da polícia Militar Ambiental para atividades náuticas de campo, no Rio Uruguai;
16h – Visita ao instituto Goio-en.
Créditos: Texto: Camila Almeida/ Fotos: Arquivo/ Divulgação PMC.