Luciane Carminatti abre série de entrevistas com candidatos a vice-prefeito de Chapecó na Rádio EFAPI

Na manhã desta terça-feira, a Rádio EFAPI iniciou uma série de entrevistas com os candidatos e candidatas a vice-prefeito de Chapecó. O professor e comunicador Licério conduziu a entrevista com Luciane Carminatti, que destacou quatro temas essenciais: saúde, educação, cultura e assistência social.

Saúde
Luciane iniciou abordando a saúde, defendendo o investimento na criação de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nas regiões norte e sul da cidade. Segundo a candidata, é fundamental valorizar os profissionais da saúde e investir na redução das filas para especialidades, exames e cirurgias. Além disso, ressaltou a importância de fortalecer e valorizar os conselhos de saúde para garantir uma gestão mais participativa.

Educação
Sendo professora municipal de séries iniciais, Luciane destacou a educação como uma de suas prioridades. Ela chamou a atenção para a queda do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Chapecó e em Santa Catarina, ficando abaixo da média nacional. Outro ponto crítico levantado foi o aumento do número de crianças de nove anos não alfabetizadas na rede municipal. Carminatti defendeu o investimento em creches e a implantação do ensino integral, superando o atual modelo de contra-turno oferecido nos centros multiusos. A candidata também criticou a gestão atual por ter retirado o incentivo à qualificação de pós-graduação para profissionais da educação.

Cultura
No campo cultural, Luciane propôs a criação de centros de cultura e recreação em bairros, voltados principalmente para crianças e adolescentes. A ideia é promover o acesso à cultura e oferecer atividades que envolvam e integrem a comunidade, especialmente os jovens.

Assistência Social
Encerrando sua fala, a candidata defendeu a criação de três Centros Dia, espaços de acolhimento e cuidado especializado para idosos que são cuidados por suas famílias. A proposta é que esses centros possam receber os idosos por meio período, duas a três vezes por semana, oferecendo atenção profissional e alívio para as famílias.

A série de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito continua durante toda a semana, e na próxima semana será a vez dos candidatos à prefeitura de Chapecó apresentarem suas propostas na Rádio EFAPI.