Encerrando com chave de ouro, o Conselho Municipal do Direito das Mulheres (CMDM) de Chapecó promoveu uma inspiradora palestra ontem, na Câmara de vereadores de Chapecó, incentivando as mulheres a participarem ativamente das políticas partidárias. A Defensora Pública Micheli Andressa Alves abordou as leis de combate à disparidade de gênero, enquanto Maria Tereza Capra compartilhou sua experiência de superar a violência política que enfrentou ao ter seu mandato de vereadora cassado em São Miguel d’Oeste, e posteriormente restituído.
O tema central do debate, intitulado “Violência Política de Gênero”, ressaltou a importância de avançarmos nas legislações que protegem as mulheres contra a violência. A procuradora Micheli contextualizou a trajetória da América Latina até as leis atuais, destacando a necessidade de progresso nesse campo. Maria Tereza enfatizou os desafios de ocupar esses espaços, mas encorajou a solidariedade e apoio mútuo entre as mulheres para enfrentar tais obstáculos.
O debate contou também com a participação de Ana Elsa Munarini, presidente do Partido dos Trabalhadores de Chapecó, e Maria Aparecida, conhecida como “Cida”, presidente do PSOL, que compartilharam suas experiências na política partidária.
Que nossas mulheres se empoderem cada vez mais e continuem conquistando os espaços que lhes pertencem por direito. Juntas, somos mais fortes e capazes de superar qualquer desafio.
A mesa foi comporta ainda pela Vereadora Deise representando a Procuradoria Especial da mulher da Câmara de Vereadores de Chapecó e a presidente do Conselho Municipal do Direto das Mulheres Flavia Durgante.