A Qdenga, vacina contra a dengue do laboratório Takeda, já está disponível em Chapecó. Essa vacina oferece proteção para 4 sorotipos da doença com aplicação em duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas.
Essa boa notícia vem em meio a endemia de dengue que vive no estado de Santa Catarina. Os números apresentados no informe epidemiológico n.º 19/2023 do Governo de Santa Catarina reforçam o estado de alerta.
No período de 01 de janeiro a 12 de junho de 2023, foram identificados 45.715 focos do mosquito Aedes aegypti e houve a confirmação de 62.526 casos da doença.
Até a data do informe (12/06/2023), já haviam sido confirmados 65 óbitos pelo agravo e 12 permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.
Diante dos dados alarmantes, a CEO da Prevenção Vacinas e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Fabiana Funk, o público-alvo são indivíduos de 4 a 60 anos que tiveram ou não contato anterior a doença (contraindicada para imunodeprimidos, gestantes e lactantes).
Fabiana ainda alerta que a dengue é uma doença endêmica no Brasil e provocou cerca de mil mortes no ano passado, com mais de 1,4 milhão de casos prováveis. Neste ano, os números tendem a aumentar.
Mesmo com a vacina, é importante manter os cuidados sanitários para combater a dengue e reduzir a propagação do vírus, tais como: eliminar os focos de reprodução, manter terrenos limpos e sem acúmulos de água.
Colabore com a comunidade, participando de ações comunitárias de combate à dengue, com mutirões de limpeza e campanhas de conscientização.
Fonte: Darlei Lottermann