Envelhecer com Reconhecimento e Direitos é pauta de evento em Chapecó. O Primeiro Fórum Regional, realizado pelo Instituto de Educação Popular Dom José Gomes (IDJG), acontecerá na manhã do próximo sábado (06) no Auditório Bom Pastor em anexo ao Colégio Exponencial. O evento é gratuito e acontece das 08:00h às 12:00h.
Esse encontro tem o objetivo de reunir a população chapecoense, em especial os profissionais de saúde, educação, servidores municipais, organizações do meio rural, entidades de trabalhadores e assistentes sociais, para debater a temática envelhecimento com ênfase na população do oeste catarinense.
A programação do evento prevê debater assuntos que contribuem na formulação de políticas públicas e também alertar a sociedade sobre a realidade demográfica atual e do futuro. As palestras serão ministradas pela Dra. Iraci de Andrade, que atua como assistente social e assessora da Política de Assistência Social aos municípios e também a Dra. Adriana Remião Luzardo, enfermeira especialista em gerontologia e atua como professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul no Campus de Chapecó.
Para o Coordenador da Comissão Fórum de Debates, Amélio Domingos Bedin, a importância da população chapecoense participar de eventos como esse está ligada com a movimentação dos idosos na cidade, “Essas pessoas vêm para Chapecó, acompanhar os filhos, por questões de recursos médicos, ou até por razões de sobrevivência como atividade econômica, por isso é fundamental esses encontros para discutir o futuro”.
Amélio ainda afirma que “A vida não termina com aposentadoria, há necessidade de renda, de esporte, de saúde, há necessidade de convivência social, relacionamento humano e afetivo, há necessidade de pensar em acessibilidade” para ele, todas essas questões são relevantes e devem estar preparadas para atender o futuro da população.