Foi lançada nesta sexta-feira, no auditório da Prefeitura de Chapecó, a Rede de Atendimento à Mulher, que pretende integrar as entidades que atendem as mulheres vítimas de violência. A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Estiveram presentes no lançamento o prefeito João Rodrigues, a presidente do Conselho, Carolina Listone, a vice, Flávia Durgante, opromotor de Justiça Simão Baran Jr, o juiz de Direito Gustavo Marchiori, a deputada estadual Luciane Carminatti, o delegado regional da Polícia Civil, Ricardo Casagrande, o major da Polícia Militar de Chapecó, Jefferson Cavalheiro, a assistente social da Central de Penas e Medidas Alternativas de Chapecó, Patrícia Vedana, a presidente da OAB Chapecó, Maria Tereza Zandavalli, representantes da Câmara de Vereadores, entre outras.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, parabenizou a iniciativa e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas entidades e órgãos. Citou que o município está atuando no combate de um dos aspectos que contribui para a violência contra a mulher, que é a dependência de álcool e drogas.
Também foram expostas ações que estão sendo realizadas, uma delas a Rede Catarina, iniciativa que surgiu em Chapecó e foi adotada em todo o Estado. A deputada Luciane Carminatti ressaltou a necessidade de união de toda a sociedade, e citou ações da Assembleia Legislativa. O juiz Gustavo Marchiori disse que vai implantar monitoramento eletrônico, com tornozeleira para agressor e dispositivo para a vítima, que aciona automaticamente a polícia em caso de aproximação. Além disso ações de educação e mudança cultural devem ser realizadas.