Dois assuntos que geraram mudanças adotadas pela Secretaria de Saúde de Chapecó, foram temas de debate em reunião de trabalho, realizada pela Câmara de Vereadores de Chapecó, nesta sexta-feira (04). Um deles é sobre o modelo de agendamento nas unidades de saúde e o outro é em relação ao atendimento pediátrico. O encontro foi conduzido pelas vereadoras Deise Schilke (PT) e Marcilei Vignatti (PSB).
Quanto a forma de atendimento, que deixou de ser por agendamento passando a ser por ordem de chegada, a gerente de Atenção Básica, Lígia Schascht, explicou que o “Programa Acesso Avançado” tem apresentado bons resultados. “O paciente é acolhido por algum profissional de saúde que dará os encaminhamentos. O problema é resolvido no mesmo dia ou em até 72 horas. Pelo agendamento, a consulta médica poderia demorar até 60 dias”, relatou.
Já sobre os atendimentos pediátricos, eles foram concentrados em apenas alguns Centros de Saúde da Família. O secretário adjunto da Secretaria de Saúde de Chapecó, Nédio Conci, revelou que os atendimentos foram otimizados, já que não há mais deslocamentos desnecessários dos pediatras nas unidades de saúde. “Primeiramente, a criança é consultada pelo médico da família. Ele vai identificar se há necessidade ou não de encaminhar para um pediatra. Essa situação abriu mais horários de atendimentos e desafogou o trabalho dos pediatras”, completou.
Ao final do encontro, as vereadoras Deise e Marcilei fizeram alguns encaminhamentos e listaram pedidos para os representantes da Secretaria Municipal de Saúde. “Ampliar as estratégias de comunicação para os usuários do sistema e utilizar de forma efetiva o whatsapp com o cidadão ajuda na agilidade dos serviços”, lembrou Deise. Já a vereadora Marcilei, disse que também é necessário aumentar as equipes dos Centros de Saúde da Família e melhorar principalmente, as estruturas das unidades do bairro Efapi.