Sonho do Oeste catarinense, o Projeto Rio Chapecozinho vai avançando na região de Xanxerê, próximo ao ponto de captação. A previsão para julho é a instalação de 1.300 metros da tubulação produzida em aço carbono especialmente para esta obra, preparada para suportar água em alta pressão.
Investimento de R$ 251 milhões do Governo do Estado e da CASAN, o Rio Chapecozinho prevê a instalação de 57 quilômetros de adutora, desde a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) até seu ponto final, em Chapecó, a maior cidade do Oeste.
Principal empreendimento do Planejamento Hídrico estadual, maior obra de sistema de abastecimento de água de Santa Catarina, O Projeto Rio Chapecozinho prevê o atendimento de aproximadamente 500 mil moradores de Xanxerê, Xaxim, Cordilheira Alta e Chapecó.
No trajeto, serão construídos reservatórios, estações de recalque (bombeamento) e de tratamento de água. A previsão de conclusão da obra é de três anos, quando o sistema estará apto a captar, tratar e distribuir 1,2 mil litros de água por segundo.