Uma Guarnição do PPT/2ºBPM/Fron foi verificar uma situação de possíveis pessoas armadas e realizando tráfico de entorpecentes no local. O fato foi na Rua Giacondo Trentin, no Quedas do Palmital em Chapecó.
Quando a guarnição chegou ao ponto da suspeita, foi recebida por disparos de arma de fogo, diante do ocorrido a guarnição revidou a injusta agressão.
Dois suspeitos fugiram com arma em punho, sendo rapidamente realizado um cerco e obtido sucesso na captura, no quintal da residência, onde um homem de 18 e outro de 23 anos se entregaram, colocando as armas de fogo sobre o solo e deitando-se no chão.
A arma de fogo localizada com o homem de 23 anos foi um revólver calibre .38 com munições deflagradas e munições intactas no tambor, com o homem de 18 anos foi localizado um revólver calibre .32, também com munições deflagradas e munições intactas no tambor.
Em busca pessoal em no homem de 23 anos foi localizado um recipiente com 45 pedras de crack, mais a quantia de 370 reais.
Após a detenção dos dois autores, foi realizado uma busca na residência onde foi localizada uma balança de precisão e mais duas munições de calibre .32, sendo detida ainda uma mulher de 18 anos, um homem de 21 e um adolescente de 17 anos.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Central de Plantão Policial (CPP) de Chapecó, para os procedimentos cabíveis, onde foram enquadrados por suspeita de tráfico e tentativa de homicídio contra os policiais militares.
Diversas guarnições de Radiopatrulha e o Canil apoiaram a Guarnição do PPT no cerco e suporte na ocorrência. Os policiais não foram atingidos.