O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está treinando um novo filhote para integrar a equipe de cães de busca e resgate. Sasuke é um labrador vindo de São Paulo, treinado pelo soldado Guilherme Galli, em Otacílio Costa.
A prova de certificação ocorre neste ano. “Foi uma longa jornada para chegar aqui, nesse momento, e daqui para frente vamos treinar muito para trazer um bom retorno à sociedade”, explica o soldado.
O filhote apresenta todas as características necessárias para o treinamento no CBMSC.
“Os labradores são cães com bastante energia, então ele precisa de estímulo mental e físico constante, mas tem a característica principal dos cães do CBMSC: a lida com pessoas. O Sasuke gosta de estar perto do Galli e também das pessoas”, explica o presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, coronel Walter Parizotto.
“Além de todas essas características, ele é um cão com laudos negativos para as possíveis doenças comuns na raça labrador, o que é de extrema importância para as buscas e uma preocupação do CBMSC”, complementa.
Sobre o nome escolhido
O nome do novo integrante é de origem japonesa e foi escolhido por conta do significado, que quer dizer: “aquele que socorre, que dele esperamos socorro”. “Tem tudo a ver com o que ele vai exercer comigo”, conta Galli.
Nova geração de filhotes
A área de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC é referência internacional. Com mais de 15 anos de atuação foram desenvolvidas muitas técnicas de condicionamento e treinamentos para buscas, focadas no bem-estar animal. Saiba mais sobre os cães do CBMSC.
Apenas são empregados em buscas, os cães certificados e a primeira certificação ocorre após os 18 meses de vida do animal. O CBMSC conta com sete cães certificados: Hunter, Chewbacca, Iron, Zaara, Marley, Bravo e Jhonny. A cadela Sol, com 18 meses – idade para certificação – além de seis filhotes em treinamento, que devem participar de certificações neste ano: Dante, Léia, Moana, Orion, Bono e Sasuke.