I Encontro Sul-Brasileiro de Mulheres e Agroecologia reúne mais de 180 participantes na UFFS Chapecó

Nos dias 5 e 6 de setembro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, foi palco do I Encontro Sul-Brasileiro de Mulheres e Agroecologia, que reuniu mais de 180 mulheres dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O evento, que fez parte do Circuito de Eventos Macrorregional Oeste de Agroecologia, ocorreu de forma presencial e foi marcado por momentos de reflexão, troca de saberes e fortalecimento do movimento de mulheres no campo.

Com a temática central “Já se sabe que as mulheres são como águas, crescem quando se juntam”, o encontro destacou a importância das mulheres na defesa de seus direitos, na visibilização de seu trabalho e produção, seja no campo, nas florestas ou nas cidades. A convocatória da atividade evidenciou a diversidade de caminhos percorridos pelas mulheres do sul do Brasil, unidas na luta pela vida e pelos direitos.

Durante os dois dias de programação, as participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o histórico do movimento das mulheres pela agroecologia na região sul, além de debater feminismos e sua profunda conexão com a luta antirracista. A partilha da sociobiodiversidade preservada pelas mulheres guardiãs também foi um dos pontos altos do evento.

As crianças que acompanharam suas mães puderam desfrutar de uma ciranda com muitas brincadeiras, filmes e atividades educativas, enquanto as participantes se dedicavam às trocas de saberes. Um delicioso café compartilhado entre as presentes, com alimentos trazidos por elas mesmas, fortaleceu ainda mais o espírito de união e colaboração.

O evento, promovido por diversas entidades do campo e da cidade, faz parte de um circuito de atividades que visa fortalecer a agroecologia e o papel das mulheres nesse contexto. Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi o ato de entrega de sementes pelas mulheres camponesas às participantes do Rio Grande do Sul que tiveram suas propriedades devastadas pelas chuvas. Esta ação simboliza a solidariedade e o cuidado mútuo, fundamentais para o movimento de mulheres camponesas, que tem realizado a coleta de sementes em seminários por toda Santa Catarina.

O I Encontro Sul-Brasileiro de Mulheres e Agroecologia reforçou a importância da união e da mobilização das mulheres no fortalecimento da agroecologia e na defesa de seus direitos, deixando um legado de solidariedade, aprendizado e resistência.