No Rio Grande do Sul, 29 pessoas morreram, 60 estão desaparecidas e mais de 71 mil foram afetadas. Dez mil estão desabrigadas e mais de 4.600 estão em abrigos. O panorama no estado que sofre com as fortes chuvas desde segunda-feira (29) foi atualizado na noite desta quinta (2).
Outras 36 pessoas foram feridas por causa dos temporais e das enchentes. O número dos municípios atingidos já chega a 154. O governo também atualizou os números referentes aos estragos na infraestrutura do estado.
De acordo com o boletim, há cerca de 328 mil pontos sem energia e vários municípios sem serviço de telefonia e internet. Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados pelos temporais. Duzentas e dez escolas foram danificadas e 12 estão servindo de abrigo.
Nas estradas estaduais, ocorreram 53 bloqueios totais e 16 parciais. Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. O que pode ser feito com o envio do CEP da localidade por SMS para o número 40199. Também é possível se cadastrar via Whatsapp pelo número (61) 2034-4611.
*Com reportagem de Oussama El Ghaouri Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias / Agência Brasil