Enfrentar divisões sociais e estimular uma sociedade mais solidária. Esse é o objetivo da Campanha da Fraternidade desde ano. A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil fez o lançamento nesta quarta-feira de cinzas. Em 2024, a campanha completa 60 anos de realização, sem interrupção.
O tema neste ano é Fraternidade e Amizade Social. São três os pontos principais: identificar as situações que geram divisões entre as pessoas; resgatar o respeito nas relações; e buscar mudanças para uma sociedade justa, fraterna e solidaria.
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers (RÔPERS), explicou que o mundo passa por um momento de ódio e violência, inclusive com guerras acontecendo. A polarização política também pesou para a escolha do tema deste ano. É preciso trabalhar a consciência das pessoas, segundo ele.
A campanha realiza ainda a Coleta Nacional da Solidariedade, no Domingo de Ramos, dia 24 de março, 60% dos recursos arrecadados ficam para o Fundo de Solidariedade da Diocese; os outros 40% vão para o Fundo Nacional da CNBB, que financia projetos em todo o país.
Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso via Agência Brasil.