Nesta terça-feira (29), foi lançado no bairro Esplanada em Chapecó o programa Tele.Saúde. Ele vem com o objetivo de reduzir filas e tirar dúvidas da população.
A telemedicina, também chamada de telessaúde, consulta online ou teleatendimento, consiste na oferta de serviços de saúde por meio de tecnologias de comunicação, envolvendo a transmissão segura de dados, em uma chamada de vídeo online entre paciente e médico ou qualquer profissional da saúde.
De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, a consulta online começará a ser disponibilizada à população a partir de setembro, sendo implantada de forma gradativa.
“Chapecó é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das melhores cidades do país na Atenção Básica. Nós ampliamos as equipes de Saúde da Família de 62 para 74 e agora saímos na frente com o serviço de telemedicina, que vai reduzir as filas nas unidades de saúde. Nesta primeira etapa vamos cadastrar 50 mil usuários, entre os que mais usam o serviço e, na etapa seguinte, chegar a 100 mil usuários”, disse Jader.
Os usuários com critérios epidemiológicos elegíveis para utilização neste primeiro momento, receberão no seu domicílio, através do Agente Comunitário de Saúde, o login e senha de acesso ao App junto das informações necessárias para utilização do sistema de teleatendimento.
No ato de lançamento foi realizada o cadastro e o atendimento por telemedicina do prefeito João Rodrigues e de duas moradoras do bairro Santa Maria. A empresária Michele Meister Antunes de 37 anos e a servente Valdira Nascimento de 53 anos.
“É muito interessante pois tenho duas filhas de três e sete anos e frequentemente uso a unidade de saúde. O atendimento online vai permitir consultar de casa e isso vai desafogar a demanda presencial”, relatou Michele.
“Para mim vai facilitar bastante, pois às vezes não consigo ir no posto de saúde pelos horários de trabalho e eu tomo remédio controlado para a coluna. Agora vou poder fazer 100% de casa”, disse Valdira.
O prefeito João Rodrigues destacou que o acesso ao atendimento online estará disponível aos usuários durante 24h, sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
“As pessoas não vão mais precisar enfrentar frio, chuva ou calor para pegar ficha. Isso vai reduzir as filas. Vamos começar com o teleatendimento com clínico geral e posteriormente vamos avançar para consultas com especialistas. Este é o futuro e Chapecó já está no futuro”, completou João.
Cabe ressaltar que o teleatendimento vem como um apoio às equipes de Estratégia de Saúde da Família, não substituindo, se necessário, o atendimento presencial.
Sempre que houver demanda relacionada à saúde, o usuário que não possui acesso ao serviço, deve procurar o Centro de Saúde de referência para acolhimento da sua equipe e esta, após avaliação, o encaminhará para o atendimento que melhor atender às necessidades do usuário naquele momento, seja em atendimento presencial ou online.