A redução dos níveis da pandemia do coronavírus e adequações implantadas em conjunto com a administração municipal ainda no início das aulas permitiram a normalização do transporte coletivo urbano em Chapecó em termos de fluxo dos ônibus.
O esclarecimento é da concessionária Auto Viação Chapecó em avaliação sobre horários e percursos atualmente obedecidos nas 24 linhas atendidas na cidade e em localidades próximas.
Balanço feito pela Gerência de Operações especifica que a programação de rotas e respectivos horários está normalizada e é cumprida de maneira efetiva, conforme a planilha definida pela prefeitura de Chapecó. Dados do sistema de bilhetagem, que controla os horários de saída dos ônibus do terminal, indicam que o índice de pontualidade foi de 96,1% nos primeiros quatro meses do ano. Ainda segundo a empresa, os horários e percursos são atendidos normalmente desde que, em conjunto com a prefeitura, foi definido o retorno das viagens para a normalidade, ainda no final do segundo semestre de 2021.
VOLUME DE ATIVIDADES
Mesmo com a normalização dos horários e percursos conforme a planilha definida pela administração municipal de Chapecó, o volume de atividades do transporte coletivo ainda não atingiu o que era antes da pandemia. Nesse sentido, a média de viagens por dia útil, que era de 980, agora com os ajustes feitos juntamente com a prefeitura é de 897, considerando que algumas linhas passaram a contemplar mais bairros do que antigamente.
Já nos sábados, a média era de 470 viagens e aumentou para 493, enquanto nos domingos caiu de 230 para 218. Com isso, a média mensal de viagens, que foi de 22.925, está em 22.174. Já o transporte médio mensal de passageiros nos primeiros quatro meses deste ano chegou a 923.500, frente aos 1 milhão e 102 mil passageiros transportados antes da pandemia, ou seja, 178.500 a menos.
SITUAÇÃO DE GRATUIDADES
Em termos de gratuidades, ou seja, usuários que não pagam a passagem, nos primeiros quatro meses chegou à média de 13%. Isso significa que, da média mensal de 923.500 passageiros transportados, 120 mil não pagaram a passagem.
Esse benefício compreende idosos com mais de 60 anos, portadores de necessidades especiais e acompanhantes, o uso da mesma passagem para mais de um trajeto no sistema integrado e a metade da passagem de estudantes. Somente quanto ao sistema integrado, a média foi de 8% de janeiro a abril, o que significa 73.880 passageiros que utilizaram a integração a cada mês.