Escolas do Bairro Efapi comemoram o Dia Nacional da Matemática

Foto: PMC/Divulgação

O Dia Nacional da Matemática é celebrado no dia 6 de maio, data escolhida para homenagear o matemático Julio César de Mello Souza que nasceu nesse dia em 1895. O autor usou o pseudônimo Malba Tahan em suas 69 obras, sendo a mais importante e de grande sucesso, o livro “O homem que calculava”. Sua obra foi de grande sucesso no Brasil e traduzida em 12 línguas.

Na Rede Municipal de Ensino, a EBM Jardim do Lago, EPC Cyro Sosnosky e demais escolas, organizaram diversas atividades para comemorar e reforçar a importância do ensino da matemática.

Na EBM Jardim do Lago foi organizada uma gincana com objetivo da interação entre os alunos de todas as turmas, bem como a comunicação entre eles, trabalho em equipe e atividades que visam o desenvolvimento do raciocínio lógico e rápidos, proporcionando momentos de descontração e aprendizado. Provas de construção de imagens com tangram, tabuada e torta na cara com perguntas relacionadas à matemática fizeram parte da Gincana. Para o professor de Matemática Lucas Monego. “essa atividade buscou mostrar para os estudantes a importância desse dia, e que a matemática pode ser trabalhada de maneira diferente, de forma divertida. Com isso buscamos um reflexo na sala de aula despertando ainda mais o interesse por essa área do conhecimento.
Para esse dia, a EPC Cyro Sosnosky preparou uma apresentação de teatro com o conto

“Os trinta e cinco camelos” presente na sua principal obra. O momento foi pela diversão e conhecimento, unindo literatura, matemática e cultura. Participaram dessa atividade aproximadamente 300 estudantes do 4º ao 9º ano. “Através da interpretação da obra e de forma divertida, conseguimos trabalhar temas que os estudantes têm dificuldades para compreender tornando um complemento do que eles aprendem em sala de aula”, destacou Marco Antônio Vieira, professor de matemática e contador da história.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo acrescentou, “essas atividades contribuem de forma significativa para o aprendizado dos nossos alunos, também sou professora de matemática, e sei bem como isso faz a diferença para compreensão do que foi estudado”