s casos da dengue em Chapecó, aumentam e preocupam a cada dia. Os vereadores de Chapecó, também têm debatido sobre o assunto e sugerindo ações no combate ao Aedes Aegypti. Durante sessão ordinária, foi aprovada Moção de Apelo à Prefeitura de Chapecó, para que o setor competente, providencie a dedetização/pulverização nos locais de maior incidência de casos positivos da doença. A proposição é de autoria do vereador Alamir Balbinot (PSD).
Na semana passada, Chapecó decretou situação de emergência por causa da dengue. Considerando o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Chapecó, são 55 novos focos de dengue no município, 311 focos no ano, 713 casos positivos, 594 casos negativos/descartados, 1.439 casos aguardando resultado e 2.746 notificados/testados.
Na moção de apelo, o vereador reconhece que a Secretaria de Saúde de Chapecó intensifica as ações e, na semana passada, chegou a realizar 638 visitas, foram eliminados 419 criadouros e inspecionados mais de 1200 depósitos.
Alamir Balbinot acredita que o decreto de situação de emergência facilitará as ações do poder público. “O documento também libera outras medidas, como a entrada forçada de agentes em imóveis públicos ou particulares quando for necessário para a contenção da doença. É nesse momento que aumentar a dedetização/pulverização pode fazer a diferença”, alertou.