A estiagem que vem castigando os produtores rurais catarinenses, motivou os vereadores de Chapecó a apelar ao Governo do Estado, por mais auxílio ao homem do campo. Os parlamentares aprovaram por unanimidade, Moção de Apelo que solicita mais recursos no enfrentamento à seca e aos prejuízos contabilizados pelos agricultores de Santa Catarina. A moção é de autoria do vereador Valdir Carvalho (PT).
Ao solicitar mais auxílio para as autoridades do estado, o vereador justificou em sua moção, que nos últimos dois anos, segundo dados meteorológicos, choveu 900 milímetros a menos em Santa Catarina. “Já existem perdas estimadas de R$ 4,2 bilhões com quebras de safras, diminuição da produção leiteira e outros problemas que se agravam com o passar dos dias”, revelou.
Carvalho também considerou que recentemente, o governo catarinense anunciou apoio na ordem de R$ 150 milhões para o Programa SC Mais Solo e Água. “Na prática temos constatado que esse volume de recurso é insuficiente para a solução dos nossos problemas que são emergenciais e carecem de mais agilidade, mais programas e mais recursos”.
A moção ainda sugere que seja criado um programa emergencial que possa subsidiar ou até mesmo doar sementes de pastagens, compra de alimentação para os animais (Volumoso e Ração), anistia das dívidas e ampliação do programa Terra Boa (Troca a Troca) e outros programas.
O documento será encaminhado ao governador Carlos Moisés (Sem Partido), deputado estadual Fabiano da Luz (PT), coordenador da bancada Oeste e ao secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Altair Silva.