Foi dada a largada da programação dos 104 anos de emancipação político administrativa da maior cidade do Oeste, nesta segunda-feira, com o lançamento do projeto “Movimenta Chapecó Pós-Covid”, no Complexo Esportivo Verdão.
De acordo com o coordenador do projeto, André Luiz Cecchin, que tem mestrado em envelhecimento humano ativo e saudável, o objetivo é estimular a atividade física e fortalecer a saúde das pessoas, que foram impactadas pela pandemia, ou por terem alguma sequela da doença, ou então pela redução das atividades físicas com as medidas de isolamento.
“A atividade física é muito importante para a saúde das pessoas, principalmente nesse momento de retomada pós-covid. Mas tem que ser algo orientado, com esforço moderado. Também orientamos o alongamento, postura e respiração, o que melhora a eficiência cardíaca”, disse Cecchin.
Uma das pessoas que está participando do projeto, que já tinha iniciando mesmo antes do lançamento oficial, é o aposentado Sebastião Amorim, conhecido como seu Nene. Ele tem 75 anos e há um ano e sete meses começou a caminhar. Mas, com a orientação dos profissionais do Movimenta Chapecó, moderou o ritmo, passou de duas para uma hora por dia, no Complexo Esportivo Verdão.
“Caminho quase todos os dias. É ótimo. Para mim é uma terapia, faz bem para a gente. Estou me sentindo bem melhor”, disse Amorim.
A caminhada orientada é realizada de segunda a sexta-feira, no Verdão, das 7h às 11h. No Ecoparque os horários são das 15h às 19h, no sábado e domingo.
Estiveram presentes no Movimenta Chapecó Pós-Covid, na manhã desta segunda-feira, o vice-prefeito Itamar Agnoletto, o vereador Claudair Sanzovo (Sica) e o diretor de Esportes e responsável pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), Mauro Johann.
Itamar Agnoletto disse que assim que se recuperar da cirurgia num dos joelhos, vai frequentar o Verdão. “A Administração e o prefeito João Rodrigues apoiam este projeto e estamos revitalizando o Verdão e também outros espaços públicos, para atividades físicas e de lazer”, disse.
Mauro Johann convidou a população chapecoense para que ocupe os espaços públicos que existem no município.