A EBM Sede Figueira, imbuída do espírito colaborativo entre pais, professores, alunos e servidores, desenvolveu o projeto Horta na Escola, de acordo com as diretrizes curriculares e a busca contínua da diversidade das ações pedagógicas.
Para executá-lo, a comunidade realizou um mutirão com a finalidade de limpar e organizar o terreno. Em seguida, os alunos, professores e servidores passaram a cultivar o espaço plantando vários tipos de legumes, verduras, temperos e chás. Os alunos estão envolvidos no preparo da terra, no plantio e acompanham o crescimento. A limpeza e irrigação é feita pelos servidores da instituição.
Enquanto os educandos da Educação Infantil cultivam os chás, os do Fundamental produzem as hortaliças. Cada turma é acompanhada por um professor que desenvolve o organiza o trabalho a ser realizado e todos os componentes curriculares estão envolvidos com o projeto a fim de que o aluno desenvolva um sentimento de pertencimento ao espaço.
E os frutos não demoram para colorir a mesa e nutrir as crianças e adolescentes. Com a diversidade de legumes, verduras e temperos, a escola organiza um buffet de saladas sempre que há produtos disponíveis. A ideia é um incentivo para estimular o consumo de alimentos orgânicos e saudáveis entre nossas crianças e adolescentes.
O professor do componente de geografia, Bernardo Lusa explica que “a produção de hortaliças e a criação e desenvolvimento da horta no ambiente escolar é muito importante, principalmente para educar os alunos ao consumo de alimentos saudáveis e ao pertencimento no ambiente escolar”. Para a aluna, Vitória Ferla Giuriatti, do 9º ano, “a horta é importante para que possamos nos alimentar melhor não só na escola, mas em casa também e ensinar isso à família, além de nos proporcionar contato com a natureza”.
O projeto será realizado ao longo de todo o ano, observando e respeitando a época de plantio dos alimentos.