Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da EBM André Antônio Marafon, realizou, na sexta-feria, uma demonstração da aprendizagem, através de um teatro de Luz e Sombra. A atividade foi realizada a partir das orientações e da ação da professora Leidiane da Silva, nas aulas do Componente Curricular Conhecimentos Integrados.
“O Tema Luz faz parte dos rol dos conhecimentos a serem trabalhados no 4º ano. Foi uma estratégia que encontrei para que os estudantes se soltassem e usassem a criatividade. Eu acredito na capacidade de superação dos alunos, mas, preciso confessar que me surpreenderam. Pela empolgação, criatividade e envolvimento. O Componente Curricular Conhecimentos Integrados é uma área bem ampla a ser desenvolvida, mas é sempre gratificante. O assunto que iremos iniciar agora é sobre o trânsito e as funções que cada um pode e deve desempenhar no dia a dia”, disse professora.
As manifestações corporais foram orientadas pela subjetividade de cada criança, por meio da experimentação. A luz permite um jogo de sensações de quem realiza o movimento e de quem aprecia o colega. Foi um misto de sentimentos, pensamentos, ações e interações no teatro de sombras com muita diversão, alegria e descobertas.
“A parte mais difícil foi pensar e escrever o roteiro. Já a escolha da historinha e dos personagens, nós concordamos em deixar menos personagem porque não pode fazer aglomeração. O que mais gostei do teatro foi dar movimento aos personagens”, disse o estudante Aquiles Santana, que tem dez anos.