Com o início das aulas nas Escolas de Educação Básica Municipais (EBMs) neste ano, uma série de mudanças e adaptações tiveram que ser feitas para que fossem respeitadas as medidas de prevenção à Covid-19. Neste sistema, estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unochapecó, estão auxiliando a Secretaria de Educação de Chapecó numa ação para que os alunos que não possuem equipamentos eletrônicos em casa possam continuar acompanhando as aulas de forma remota.
Serão distribuídos cerca de dois mil tablets para as crianças que necessitem, porém, os aparelhos necessitam de uma formatação e instalação de alguns aplicativos para que, até início de junho, eles possam ser entregues, já com uma nova plataforma que está em desenvolvimento. E é aí que entra o papel dos acadêmicos. Desde a última semana, 21 estudantes dos dois cursos estão se revezando para realizar esse trabalho de configuração dos equipamentos, que ocorre na Secretaria, cumprindo as normas de prevenção à Covid-19.
“A atividade é importante para os estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação contribuírem com a disseminação do uso da tecnologia na sociedade. Os dispositivos serão utilizados pelos estudantes das escolas municipais no período da pandemia, possibilitando que acompanhem as aulas remotamente. Ressalta-se o engajamento e interesse dos estudantes dos cursos em atender esta demanda, motivados pela democratização da tecnologia como ferramenta para atendimento de demandas da sociedade”, ressalta o coordenador de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira.
O professor destaca que essa também é uma forma dos acadêmicos realizarem a contrapartida exigida pela bolsa de estudo do Artigo 170. A realização da atividade ocorre durante dois dias da semana, e nos sábados, com previsão de encerramento no dia 29 de maio.
De acordo com o gerente de Manutenção e Suprimentos da Secretaria de Educação do município, André Uez, a participação dos estudantes da Unochapecó está sendo fundamental para a eficiência desta ação. “Essa galera é muito competente e alto astral. Já no início das atividades tomaram iniciativa de buscar a solução de situações não previstas, e foram muito ágeis no primeiro dia, com a configuração de mais de 200 aparelhos”, finaliza.