A Secretaria de Saúde de Chapecó realizou uma reunião com seus diretores, gerentes e coordenadores na manhã desta terça-feira, para dar sequência nas novas ações da operação “Lockdown Inverso”.
O secretário Luiz Carlos Balsan e o secretário adjunto, Jader Danielli, apresentaram como vai funcionar o novo serviço da Central de Monitoramento, que deve começar a funcionar ainda hoje, no Centro de Eventos.
A Central terá uma coordenadora, Marizete Toldo, e seis auxiliares, que estarão monitorando os pacientes positivados por telefone, das 7h às 19h, e fazendo o contato com as agentes de saúde, escolas, trabalho das pessoas positivadas e acionando tanto a unidade móvel, que é outra novidade, quanto as forças de segurança, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar.
Já a Unidade Móvel terá um médico, enfermeiro, farmacêutico, motorista, além de testes e medicação primária. “São serviços extras que estamos implantando, tanto para monitorar a situação de saúde dos positivados, quanto dos familiares, além do cumprimento do isolamento social. Já a unidade móvel vai atender profissionais de educação nas escolas, apoio na testagem de familiares de pessoas que estão em isolamento e até atendimento in loco destes pacientes. Mas lembrando que é um serviço complementar. Quem tiver sintomas deve continuar buscando os locais de atendimento já existentes”, explicou Danielli.
Os pontos de consulta e atendimento são a UPA 24h, o Ambulatório Efapi 24h e o Ambulatório de Tratamento Imediato Verdão, que é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Também há três pontos de testagem rápida, ao lado da unidade de Saúde do distrito de Marechal Bormann, no ginásio de Esportes do Bela Vista e no salão comunitário da Igreja Católica do bairro Universitário.
Já os números para denúncias de descumprimento de isolamento social ou das regras de enfrentamento à Covid são: 153 (Guarda Municipal) 190 (Polícia Militar) e 3321-0090 (Vigilância em Saúde).