Chegou a Chapecó, no Oeste catarinense, o equipamento que fará a dragagem no Lajeado São José, principal manancial que abastece o município. A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tem feito investimento na ordem de R$ 2 milhões para essas ações emergenciais, que contemplam 10 operações prioritárias.
Conforme o chefe da agência Chapecó, engenheiro Bruno Eleotero, três carretas trouxeram o equipamento que foi montado e que agora é colocado dentro do lajeado. Ainda segundo ele, os trabalhos iniciarão somente em janeiro.
“Toda tubulação que liga a dragagem será feita somente em janeiro, quando então inicia a limpeza do local. Nesta primeira etapa temos 90 dias para a limpeza de 20 mil metros cúbicos de lodo. A segunda etapa vai depender de outra licitação”, explica o engenheiro.
Nesta primeira etapa será feita a limpeza do lodo próxima à bomba de captação de água e também reabrir o canal do Lajeado São José. A segunda etapa da limpeza abrange uma área maior, porém a Casan aguarda a autorização de licenças ambientais.
Jornalismo Rádio Efapi com informações do ND Mais.