Para promover o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de novas vocações regionais, o governador Carlos Moisés entregou nesta sexta-feira, 11, o Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó – Prefeito Ledônio Migliorini. O espaço irá impulsionar o ecossistema de inovação, que atualmente cresce 30% ao ano na região. Foram investidos cerca R$ 12 milhões na obra.
“Entregamos hoje um importante instrumento para o desenvolvimento da região. É o futuro que está se construindo. Fortalecemos ainda mais o ecossistema de empreendedorismo inovador da região Oeste e de Santa Catarina, o que gera oportunidades, qualidade de vida e transforma as cidades. Daqui poderão sair grandes soluções, não só para o estado, mas para o Brasil e para o mundo,”, frisou o governador, que acrescentou que este é o terceiro evento da semana ligado à inovação.
A estrutura, localizada na região da Grande Efapi, em uma área doada pela prefeitura ao lado da Unochapecó, contará com um espaço de 3,6 mil m². Entre as especializações do centro estão agronegócio, indústria criativa, construção civil, metal mecânica, móveis e madeira.
“O Centro vai conectar todos esses atores que atuam dentro do ecossistema, que a gente chama de Ciência, Tecnologia e Inovação. Aqui no Oeste já contamos com um sistema mais maduro e este habitat chegou para impulsionar ainda mais“, pontuou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e a Inovação do Estado de Santa Catarina, Fábio Zabot.
Segundo o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o Centro vai criar uma nova vertente para a economia da região, baseada na criatividade, na inovação e na tecnologia. “O Centro é um marco divisor para a nossa economia. Vai fazer com que os talentos produzidos pelas mais de 20 universidades que temos em Chapecó permaneçam aqui. E que ajudem de forma substancial a agregar na matriz econômica um valor inestimável, que hoje não temos”, pontuou Buligon.
O ato foi acompanhado pela vice-governadora Daniela Reinehr, pelo chefe da Casa Civil, Eron Giordani, deputada estadual Luciane Carminatti, deputados estaduais Altair Silva e Mauro de Nadal, outras autoridades da região, secretários e integrantes do Governo do Estado.
Rede Catarinense de Centros de Inovações
Este é o oitavo Centro de Inovação inaugurado pelo Governo do Estado. O espaço vai abrigar aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios.
“Estamos fortalecendo ainda mais a Rede Catarinense de Centros de Inovações. Acreditamos que a economia do nosso Estado terá um retorno ainda maior em 2021”, ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Rafael Meyer.
Gestão
A gestão do Centro de Inovação Tecnológica será feita pela Fundeste/Unochapecó, responsável pelo funcionamento administrativo do local.
“A presença deste habitat vai trazer um diferencial muito significativo para Chapecó e para a região no futuro. Ter um ambiente dotado de empresas que buscam a inovação e de criatividade e o desempenho de empreendedores realizando ações entre eles e com toda comunidade trará soluções inovadoras para os problemas. Isso refletirá no movimento da economia, dinamizará os negócios e fará surgir novas startups em todos os setores”, frisou o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides.
Seleção de empresas
O Centro de Inovação Tecnológico de Chapecó está com editais abertos para a instalação de empresas no ambiente da sede. A ação tem por objetivo selecionar propostas com projetos inovadores de alto impacto para o negócio e crescimento dos empreendimentos e também projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Para outras informações sobre os editais, o empreendedor deve fazer contato pelo email [email protected] ou no telefone (49) 3321-8382, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O edital está disponível no link bit.ly/EditalCIChapeco.