A Polícia Civil através da Divisão de Investigação Criminal elucidou o homicídio de Jonas Lopes em Chapecó. O crime foi registrado em uma residência abandonada, na Rua Santa Paulina, no loteamento Thiago.
Conforme a PC, o homicídio teria sido motivado após um roubo ocorrido na residência dos pais do autor. Ele confessou o crime e responde em liberdade. A vítima tinha 32 anos e era foragida do sistema prisional.
De acordo com as investigações, o autor alegou em depoimento que foi surpreendido após o alarme da casa dos seus pais, que fica no mesmo terreno, disparar. Ele contou que sua irmã pediu ajuda e ele então foi atrás do suspeito. Houve perseguição até que os dois se encontraram.
Ainda segundo a polícia, o autor armado com um revólver atirou cinco vezes. Durante as investigações, um amigo da vítima foi ouvido em depoimento e assumiu ter sido o autor do roubo.
O autor do homicídio acabou matando outra pessoa que não teria sido a autora do roubo na casa dos seus pais. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário.