Por: Licério de Oliveira/Presidente da Rádio Efapi e apresentador do Programa Espaço Aberto Entrevistas, Eleições 2020.
A Rádio Efapi realiza as entrevistas com os candidatos a Prefeito e Vice e de Vereadores da ‘Cidade Efapi’, como já vem ocorrendo desde o dia 05 de maio quando começamos entrevistando os presidentes dos partidos, depois os pré-candidatos a Prefeito e Vereadores.
Com somos uma “Cidade” e não apenas um Bairro, a Grande Efapi precisa se impor como a região mais importante depois do centro, sem menos apreço às demais regiões na nossa cidade. Aqui reside uma população que pode estar passando de 60 mil pessoas, é polo agroindustrial e comercial e tem se destacado de forma crescente na área do conhecimento e da inovação.
Portanto não somos qualquer coisa, onde os políticos chegam, prometem, recebem o voto e depois viram as costas deixando a gente em segundo plano. Essa modalidade politiqueira já deu!
Nas entrevistas priorizamos temáticas que nos interessa e temos percebidos que alguns candidatos dominam as mais diferentes informações, outros não estão preparados para a gestão pública, enquanto outra parcela só tem discurso e às vezes nem isso.
Educação e Saúde têm muitas deficiências e demonstram a ausência de prioridade e investimento a altura do crescimento da Efapi, por isso as filas, a falta de vagas e a baixa qualidade dos espaços físicos. Será diferente no próximo mandato? Não sei. Depende de quem nós elegermos.
No trânsito e mobilidade está tudo no improviso, como têm sido nesses 50 anos de “Bairro”. Loteamentos desconectados, ruas mal projetadas, ausência de estudo e projetos. Por isso no Plano de Mobilidade que virou lei em março de 2016, tem uma emenda minha, pelo Concidade, apresentado e votado na Câmara de Vereadores, que determina um estudo a partir da Efapi, e a partir de março de 2021.
Nesses primeiros cinco anos os investimentos apontados no atual Plano não têm sido cumpridos. E daqui para frente as demandas serão muito maiores. Só na região do agora Bairro Vederti tem previsão de até 20 mil pessoas nos próximos dois mandatos. Com a conclusão do contorno viário Extremo Oeste, que está projetado para ficar pronto na metade de 2022, esse número de população poderá ser muito maior.
Acompanhe as entrevistas, de terça a quinta-feira, das 10h15 às 11h45. Muitos outros temas estarão em discussão.