José e Maria Gerlach residem há mais de 40 anos em Vista Alegre, no interior de Princesa. Eles revelam que a família sempre foi pobre e precisou trabalhar muito e economizar para melhorar as condições, principalmente, após o nascimento da filha Inês, de 46 anos, que tem necessidades especiais desde que nasceu.
José, que tem 68 anos, afirma que a maior dificuldade está no transporte para vários locais, principalmente para atendimentos de saúde. Para melhorar a condição, ele fez algumas invenções usando correntes e uma espécie de balanço para remoção, que facilitam o transporte para dentro e fora do veículo. Mas, o equipamento projetado após estudo de seu José precisa ser montado e desmontado a cada uso. Ele também serve para que Inês possa sair da cama, ir ao banheiro e demais necessidades.
A família tentou economizar para compra de um carro adaptado, mas, o valor de mercado é bastante elevado, chegando a R$ 100 mil. Ele relatou que como a condições financeiras não permitem, a invenção tem sido bastante útil para as tarefas do dia-a-dia.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Rede Peperi.