A partir de segunda-feira (22) o transporte coletivo urbano volta a operar no Município. Foram três meses sem a circulação dos ônibus como medida preventiva de enfrentamento ao coronavírus na cidade. Para esta retomada, uma série de medidas foram anunciadas para garantir a segurança dos usuários que necessitam do transporte. Uma das primeiras ações adotadas, foi a testagem para a Covid-19 dos colaboradores da empresa responsável pelo transporte, que estarão à frente do serviço.
O transporte coletivo irá operar de segunda à sexta e aos sábados até às 14h. No domingo o serviço não estará disponível, para evitar o deslocamento desnecessário neste momento. De acordo com a Secretária de Governo e Gestão, Fernanda Danielli, o retorno do transporte visa atender principalmente os trabalhadores do comércio e outras áreas. “Esta retomada precisa ser feita com cautela e vai necessitar ainda mais da conscientização de todos. Os cuidados com a higiene e medidas preventivas precisam ser reforçadas, isso depende de cada um de nós”, explica a Secretária.
Outras duas medidas de segurança adotadas, merecem destaque. A primeira é a realização de testes para Covid-19, que ocorre nesta sexta-feira (19), dos colaboradores que atuam diretamente no serviço. E a outra a permanência do fretamento do transporte para os funcionários das agroindústrias do Município, como forma de evitar aglomerações.
Confira as regras de segurança para o funcionamento do serviço:
- Lotação máxima permitida será de 50% da capacidade do veículo;
- Não será aceito dinheiro no pagamento do bilhete;
- O usuário deverá usar apenas o cartão do vale transporte;
- O uso da máscara é obrigatório no interior do veículo para passageiros e motoristas;
- Será disponibilizado álcool gel no interior do veículo para higienização das mãos;
- As janelas serão mantidas abertas, para ventilação;
- O interior dos veículos será desinfectado ao final de cada turno de trabalho;
- Cartazes informativos estarão dentro dos veículos para reforçar as medidas preventivas;
- Não será permitido o acesso de pessoas acima de 60 anos nos veículos por se tratarem de integrantes do grupo de risco;
- Os bancos localizados no Terminal Urbano João Destri não devem ser utilizados, por isso estarão isolados;
Cartão do Vale Transporte Coletivo Urbano
O cartão será a única forma para o usuário comprar bilhetes do transporte coletivo urbano. Este cartão não tem custo e pode ser adquirido na central de vendas da empresa localizada na Av. Nereu Ramos, no Terminal Urbano e também on-line pelo site www.autoviacao.com.br
Linhas e horários do Transporte Coletivo Urbano
As linhas e horários do serviço estão mantidas, havendo apenas redução no número de viagens e veículos transitando. O usuário poderá acessar o site da Prefeitura e da Autoviação para conferir o itinerário. Importante reforçar que os motoristas estão autorizados a não pararem nos pontos de ônibus, caso os veículos estejam a lotação máxima de 50%.
De acordo com a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Inajara Antonini, os reflexos do retorno da atividade será analisado semanalmente e caso a situação do Município se agrave, uma nova suspensão do serviço não está descartada. Para garantir que não haja descumprimento das regras, o serviço será fiscalizado pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica, fiscais do transporte e Guarda Municipal (153).
A Administração reforça ainda, que a volta do serviço é colaborativa, ou seja, os usuários podem e devem sugerir ações ou melhorias que garantam a segurança, cumprimento das regras e qualidade da atividade do transporte coletivo. Para isso, os canais oficiais do Município, como Ouvidoria e Ouvindo Nosso Bairro Digital, além dos canais oficiais da empresa responsável pelo serviço, estão disponíveis para o cidadão opinar e auxiliar neste momento.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.