Aproximar associados, divulgar serviços, orientar lojistas e colher demandas do comércio. Essas são as metas do projeto CDL nos Bairros, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) neste ano, em diversos bairros da cidade. Nesta terça-feira, a ação movimentou o centro e envolveu a comunidade. Toda equipe administrativa e comercial da CDL deixou o escritório e ganhou as ruas para mostrar os serviços prestados pela entidade e interagir com o público.
A atividade contou com tenda inflável instalada no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas para recepção e informações aos lojistas, além de visitas porta a porta nas empresas do bairro para divulgar treinamentos à comunidade e esclarecer dúvidas da instituição.
“O objetivo é estarmos institucionalmente próximos do associado e mostrarmos para ele que a CDL não está simplesmente na sua sede administrativa. É uma ação que gera relacionamento e confiança”, destaca o diretor executivo da entidade, Jeancarlo Zuanazzi.
De acordo com o diretor, o projeto contempla um bairro a cada dois meses e pode ser ampliado nos próximos anos. “Já percebemos que é uma ação que pode no futuro acontecer de forma mensal, porque há uma receptividade muito grande. Durante a atividade, aproveitamos também para visitar as empresas que não se associaram ainda, mostrar o quanto a CDL pode colaborar no processo de venda, na segurança do crédito, além de todos os serviços disponibilizados”, destaca Zuanazzi ao ressaltar que o projeto tem respaldo em pesquisa feita pela entidade junto aos associados.
“Recentemente fizemos uma pesquisa para avaliar como o associado percebe a CDL e o que ele mais pede é a visitação. Então, mesmo que tenhamos um número de visitas expressivo durante o ano, há sempre a necessidade de se fazer mais. Estamos contratando também mais uma profissional para o trabalho de relacionamento permanente com o associado para ampliarmos essa proximidade. O projeto veio para ficar e será um desafio permanente”, sublinha o diretor executivo.
Para os lojistas e associados, as visitas da CDL são importantes para esclarecer dúvidas, colher informações sobre curso e treinamentos e ficar por dentro das atividades da instituição. “Como uma entidade sem fins lucrativos, essa transparência é muito importante. É sempre bom saber o que acontece na CDL e quais as novidades para nós, associados”, afirma o proprietário das lojas Samarga Fran, Marcus Borges, que recebeu a visita da agente comercial da CDL Chapecó, Fernanda Chiarello e da representante comercial da FCDL, Diana Segalin.
A mesma percepção é destacada pelo gerente da Óticas Precisão, Oséas Rodrigues, e pelo gerente das Lojas Leve Calçados, Ricardo Augusto. “Conhecimento é tudo. Sempre buscamos aperfeiçoamento através das atividades e dos serviços oferecidos pela CDL. Essa aproximação é muito importante”, grifa Rodrigues. “Esse contato direto é muito bom, porque permite troca de ideias, esclarecimentos, além da divulgação das próximas ações da CDL”, completa Ricardo Augusto durante visita do agente comercial David Silveira.
ATUAÇÃO E MERCADO
Segundo o vice-presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti, a atuação mais próxima do associado é uma meta da diretoria da entidade para este ano.
“Queremos nos voltar ao associado, que é quem nos mantém, quem nos conduz no trabalho e nos serviços prestados. Essa aproximação é fundamental para mostrarmos a presença e a força da CDL no comércio”, enfatiza Badalotti, que também é vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL). De acordo com ele, o comércio catarinense tem registrado entre 2 e 3% de aumento nas vendas neste ano e pode fechar 2020 com alta de 4%.
“Esses números também refletem Chapecó, onde o comércio diversificado atende a região toda, com mais de um milhão de consumidores”, informa Badalotti ao ressaltar que, apesar do aumento esperado, o momento é de cautela para a economia brasileira, afetada pela alta do dólar e pela ameaça do coronavírus.
COLETA DE RESÍDUOS
Neste ano, a ação da CDL nos Bairros também está coletando resíduos eletroeletrônicos para destinação correta, em parceria com a empresa REC Reciclagem de Eletrônicos. Durante a ação, a comunidade pode levar o lixo eletrônico até a tenda da CDL montada no bairro. A iniciativa, segundo Jeancarlo Zuanazzi, é contribuir com a campanha Lixo Zero no município e com a preservação do planeta.
“Todos nós temos alguma coisa em casa para destinar, principalmente lixo eletrônico que fica no canto de casa guardado, ocupando espaço. Então, essa é uma contribuição da CDL com o meio ambiente. A cada edição do CDL nos Bairros, estaremos com essa parceria na coleta dos resíduos”.
Quem descartou aparelhos inutilizados nesta terça-feira recebeu uma muda de flor e blocos de anotação feitos de papel reciclado. Segundo o proprietário da REC Reciclagem de Eletrônicos, André Correa, todos os eletroeletrônicos recolhidos são desmontados e as peças enviadas para reciclagem no Japão. A empresa tem sete ecopontos espalhados pela cidade e coleta três toneladas de resíduo eletrônico por mês em Chapecó.
CRONOGRAMA
As próximas visitas do projeto acontecem nos bairros Efapi (19/5), São Cristóvão (15/7), Presidente Médici (16/9) e Bela Vista (24/11). Para mais informações, os lojistas podem entrar em contato pelo telefone (49) 3319-4300.