Na noite desta quinta-feira (27), uma audiência pública reuniu dezenas de moradores, trabalhadores, vereadores e lideranças locais para debater a situação da Base Operacional da Polícia Militar localizada na região da Efapi, na área Oeste de Chapecó. O debate, realizado no Salão Comunitário do Bairro Colatto, contou ainda com o Comandante do 2º Batalhão, Tenente Coronel Ricardo Alves da Silva, e os deputados estaduais Luciane Carminatti (PT) e Altair Silva (PP). No centro da discussão, estratégias e soluções para evitar o fechamento da unidade.
Após o comandante Ricardo expor que o principal gargalo envolve a precariedade da estrutura física, a deputada Luciane anunciou compromisso de destinar uma emenda parlamentar impositiva de R$150 mil para a construção de uma nova base. Em seguida, o deputado Altair se comprometeu com a destinação de emenda do mesmo valor. Assim, estariam assegurados R$300 mil – quantia que, segundo o comandante, seria necessária para efetivar a construção.
Por ser oriundo de emenda impositiva, o recurso só será assegurado após aprovação do orçamento do Estado e deve ser liberado somente em 2021. Em caráter emergencial, a própria comunidade optou por unir esforços para realizar os reparos necessários na estrutura atual, localizada às margens da Avenida Atílio Fontana, entre os Loteamentos Alta Floresta e Jardim do Lago. Além disso, os moradores estão organizando um abaixo-assinado, para impedir a paralisação do atendimento na unidade – medida que, se não houver melhorias nas condições estruturais, deve ocorrer no final de março, de acordo com o 2º BPM.
Atualmente, a Grande Efapi conta com mais de 60 mil moradores e comporta em torno de 20 loteamentos.
FOTOS: Carolina Timm / Assessoria Parlamentar