As obras da nova sede do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó serão entregues até o final deste mês. A expectativa é que o governador Carlos Moisés da Silva venha a Chapecó para o ato no dia 19, data anunciada, mas ainda não confirmada pela Casa Militar.
Com investimentos que totalizam aproximadamente R$ 5.800.000,00, a nova sede, na Avenida Getúlio Vargas junto à Sede do 2° Batalhão da Polícia Militar, seguiu o cronograma inicial. Concluída a parte da construção, restam ainda pequenos serviços complementares na parte externa e interna do prédio, montagem do mobiliário e equipamentos.
O novo espaço é o dobro do antigo prédio, pois passará de 1.200 m2 para 3.500 m2, e representa melhoria significativa, com áreas mais adequadas e confortáveis para recepcionar os usuários dos serviços. Além disso, amplia o espaço para as guarnições de prontidão operacional, armazenamento e manutenção de viaturas e salas de apoio, como alojamentos e área para preparação física.
A obra concretiza reestruturação completa dos espaços físicos, necessidade apontada pelos bombeiros nos últimos anos em decorrência do aumento da demanda por serviços que não acompanharam, na mesma proporção, a disponibilidade da área física. As atuais instalações são, basicamente, as mesmas da época em que o prédio foi construído, em 1965, há 55 anos.
Recentemente, o Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar Ten. Cel. Hilton de Souza Zeferino destacou que a unidade está equipada com um caminhão de Combate a Incêndio e resgate, um caminhão de apoio para transporte de água e duas ambulâncias. Agora, com o novo prédio, assim que inaugurado, ganhará mais um caminhão de combate a incêndio e resgate, uma carreta para transporte de água e uma ambulância. Atualmente, o efetivo conta com 80 pessoas que atua na base central, aeroporto e Efapi.
A ordem de serviço para as obras foi assinada pelo prefeito Luciano Buligon, acompanhado do comandante do 6º BBM, em 22 de setembro de 2017, data das homenagens referentes aos 91 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Os recursos para a construção da nova sede saíram do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros – Funrebom, constituído por taxas das vistorias e dos projetos que são aprovados pelos Bombeiros. O Fundo provê recursos para reequipamento, material permanente, estudos e análises de projetos técnicos de prevenção, proteção e combate a sinistros, aquisição de móveis e imóveis, construção e ampliação de instalações e despesas de administração e manutenção.
O prefeito Luciano Buligon lembra que a construção da nova sede para o Corpo de Bombeiros teve várias etapas. A última, com aporte de R$ 2,5 milhões, destinados à parte final agora concluída, foi autorizada no início de 2019. “Bombeiros e comunidade chapecoense terão um prédio com instalações amplas e adequadas, das quais podem ser orgulhar”, comenta o prefeito.