A Polícia Militar de Santa Catarina realizou nesta sexta-feira (25), a Operação Adsumos II em diversas cidades do estado. Em Chapecó, a ação que teve inicio às 18h contou com a participação de 46 militares, 12 viaturas e oito motos.
Conforme a PM, a 4ª Região da Polícia Militar de Fronteira (4ªRPM/Fron) e o 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2ºBPM/Fron), sob o comando do Tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, organizaram todas as ações repressivas que foram coordenadas no município de Chapecó, através de barreiras policiais, abordagens em via pública e varreduras na busca de apreensão de armas de fogo e entorpecentes, prisão e apreensão de criminosos.
Ao todo, 473 pessoas foram abordadas, foram realizadas 07 barreiras, nas quais foram abordados 194 motoristas, sendo expedidos 26 Autos de Infração de Transito (AITs), sendo 01 (um) por embriaguez. Três CNHs foram recolhidas, 12 veículos tiveram de ser removidos ao Pátio de Apreensões. Dois Termos Circunstanciados foram realizados por Crime de Trânsito.
Além disso, A PMSC realizou batidas em bares e estabelecimentos comerciais, no total, treze bares foram fiscalizados, sendo que 02 (dois) foram notificados, por não possuir alvará de funcionamento. Ao todo, 42 pessoas foram abordadas nesses locais.
Durante a operação, foram lavrados dois Termos Circunstanciado por posse de drogas e uma Prisão em Flagrante, por tráfico de drogas, sendo realizada a prisão de um homem de 28 anos, que estava comercializando entorpecente na região norte do município de Chapecó, sendo apreendidos 22 gramas de maconha e R$240,00 (Duzentos e quarenta reais) em espécie.
A Polícia Militar de Santa Catarina obteve importante redução dos indicadores de homicídios dolosos e crimes contra o patrimônio – roubo e furto no decorrer de 2018 nas principais cidades catarinenses, que refletem diretamente nos índices estaduais. Desta forma, a Polícia Militar de Santa Catarina, preocupada em manter a redução dos indicadores de criminalidade pré-temporada de verão, posto que, com o início da temporada de veraneio, sobreleva a circulação de pessoas pelo Estado.
Por conta disto, também cresce o consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes, a quantidade de veículos em rodovias e ruas, as trocas comerciais com uso de moeda nacional e estrangeira e os conflitos decorrentes das condutas anti-sociais. Como resposta cabe aumentar a presença e a ostensividade das ações policiais militares.