Está em construção entre as Ruas Uruguai e Santiago, na Vila Betinho, região leste de Chapecó, um novo barracão de triagem que irá beneficiar diretamente 17 famílias que trabalham com materiais recicláveis. Segundo o Prefeito, Luciano Buligon, é mais um espaço digno entregue à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Vila Betinho, uma das 15 Associações de Catadores organizadas em Chapecó. “O trabalho dos catadores em Chapecó tem um valor muito significativo, por isso reconhecemos e valorizamos as Associações. Dentro das nossas possibilidades, auxiliamos para que essas famílias trabalhem com dignidade”, complementou o Prefeito.
A primeira fase da obra, que compreende fundação, pré-moldados e cobertura, já está 100% concluída. A segunda etapa está em andamento e já registra 38% dos trabalhos finalizados. A parte de alvenaria está pronta, ainda faltam as aberturas, cerâmica, instalações elétricas, hidráulicas, esgoto, cercas e pintura.
A obra está sendo executada pela empresa LSW Serviços, e é realizada com recursos do Município de Chapecó. Prevê um custo total de R$ 408.227,75. O espaço tem 486 metros quadrados, sendo 36 metros de extensão e 13,5 metros de largura.
O Presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Vila Betinho, Lindomar Borges disse que com o novo barracão vai melhorar muito o trabalho das famílias. Lindomar trabalha com a esposa Cenira na reciclagem há 19 anos. Juntos, sustentam quatro filhos. “Com esse barracão vai melhorar no preço do material, porque vai valorizar nosso material. Vamos ter mais qualidade pra trabalhar, porque vamos sair desses barracos, que quando chove é puro barro. Vai acabar com esse lixo na frente das casas das pessoas. Vai ser bem mais organizado, né?!”, avaliou Lindomar.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.