Com mais de 200 mil habitantes, a maioria vivendo na cidade, Chapecó enfrenta desafios inerentes ao crescimento demográfico e a gestão do espaço para consolidar uma política de desenvolvimento urbano que garanta o bem-estar da população. Em busca de soluções abrangentes para o Município e Região, especialistas participam na quinta-feira (22) das 9h às 17h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, do Seminário (Re)Organização do Espaço Urbano Municipal, que tem como foco principal a aplicação da política de regularização fundiária à realidade local.
Participam do encontro como palestrantes o Prefeito de Chapecó Luciano Buligon, o advogado paulista Renato Guilherme Góes e o promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli. Para o Gestor do Núcleo de Formação de Agentes Públicos e Políticos da Escola do Legislativo, Paulo Wilpert “é preciso debater as intervenções que podem democratizar o espaço urbano, possibilitando o acesso aos bens e serviços que a cidade oferece a todos os cidadãos”, enfatiza.
Cássio Taniguchi, especialista em planejamento urbano e sustentabilidade e um dos palestrantes do seminário, defende que é papel dos gestores públicos dar condições de acessibilidade aos cidadãos, porque a “cidade é das pessoas”. Na opinião dele essa acessibilidade compreende não só a questão da mobilidade urbana, mas também a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. O seminário é gratuito e deve reunir entre parlamentares, agentes públicos e políticos, representantes de entidades e de conselhos municipais, além de cidadãos interessados na temática, como estudantes e professores, entre outros. Os interessados podem se inscrever no local, a partir das 8h, ou no site da Escola do Legislativo. O participante deverá apresentar, no mínimo, 75% de frequência no evento para receber o certificado.
O evento, que faz parte da programação do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos (Semapp), é organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa (Aesc), em parceria com a Prefeitura de Chapecó e a Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (Acamosc) e entidades que integram o Programa Qualifica, Mandato de Excelência.
Confira a Programação
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Palestra | A regularização fundiária como Política Pública de Desenvolvimento Socioeconômico – Renato Guilherme Góes
10h30 – Palestra | Aspectos controvertidos da Reurb – Paulo Antonio Locatelli
12h – Intervalo
14h – Palestra | Os desafios do 2º Centenário de Chapecó – Prefeito Luciano Buligon
15h30 – Palestra – Cidade das Pessoas – Cássio Taniguchi
17h – Encerramento
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.