Incentivar a leitura de livros e, principalmente, emocionar quem possui acesso às obras literárias. Com esses objetivos usuários daAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Chapecó, de uma turma de Serviço de Atendimento Específico (SAE) e suas professoras já assinalaram a passagem do Dia Nacional do Livro, a ser comemorado na próxima segunda-feira, 29 de outubro.
Conforme a coordenadora pedagógica da Apae, Cristiane Possa, os usuários, com a orientação das professoras, fizeram a edição dos seus próprios livros: “No livro de cada um deles foram anexados diferentes poemas e cada usuário escolheu um dos poemas para que as professoras os lessem e, posteriormente, todos discutiram sobre a leitura”. Quanto ao acabamento do livro, ela especifica que para o aluno “foi uma beleza à parte, pois cada livro recebeu uma capa muito especial, com a letra inicial do seu nome”.
Dia Nacional do Livro
Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um rico acervo bibliográfico, vindo da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de 60 mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos e mapas, entre outros. As primeiras acomodações da biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.
A escolha da data para assinalar o Dia Nacional do Livro foi em razão da transferência da primeira biblioteca para outro local, que ocorreu em 29 de outubro de 1810, quando foi fundada a Biblioteca Nacional do Livro, pela Coroa Portuguesa.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.