Caderno, lápis, livro e mochila deram lugar ao chimarrão, churrasco, vestido de prenda e bombacha. Isso porque durante a semana de 17 a 21 de setembro diversas escolas de Chapecó realizaram suas atividades da Semana Farroupilha, em comemoração ao Dia 20 de setembro – Dia do Gaúcho. Uma data festiva em homenagem à cultura tradicionalista gaúcha que homenageia os nascidos ou apaixonados pelo Rio Grande do Sul. Para marcar essa data, danças, comidas típicas, chimarrão e pilchas são utilizadas para homenagear esse povo e atividades foram realizadas nas Escolas e Centros de Educação Infantil Municipal – CEIM, marcada por muitos ritmos, brincadeiras, passeios, apresentações e sabores tradicionais.
No CEIM Pequeno Príncipe e no CEIM Aquarela, bem como diversas escolas atendidas pelo Projeto Criança Farroupilha: Tradicionalismo Ampliando Saberes, os alunos puderam vivenciar a Semana Farroupilha na Rede Municipal de Ensino de Chapecó, com apresentações artísticas e oficinas voltadas ao tradicionalismo do povo gaúcho.
No CEIM Pequeno Príncipe os professores organizaram dois dias especiais (20 e 21 de setembro) com churrasco, apresentações artísticas da invernada do CTG Coxilha do Quero-quero, chimarrão e poesia. Além de festejar a cultura gaúcha, uniram o Tradicionalismo à Cultura da Paz, através do Projeto Confraternização Gauchesca da Paz.
Já no CEIM Aquarela, foram três dias de tradicionalismo por meio do Projeto Gauchada Parqueira. Na quarta-feira (19) foi dia de apresentar o chimarrão aos pequenos, na quinta-feira (20) os alunos puderam se deliciar com churrasco e acompanhar apresentações dos próprios alunos e professores. As atividades seguem na sexta-feira (21) com o show de talentos e apresentações da invernada do CTG Herança Gaúcha.
Além disso, o Projeto Criança Farroupilha: Tradicionalismo Ampliando Saberes ofereceu uma programação bem extensa, que iniciou com apresentações e oficinas nas escolas e também nos CTGs, que receberam estudantes e professores. A programação continua ainda na sexta-feira (21) nas Escolas Básicas Municipais André Antônio Marafon, Dilso Cecchin, Anita Garibaldi, com visita e recepção no CTG Coxilha do Quero-Quero.
Para o voluntário do CTG Coxilha do Quero-Quero, Gerônimo Scapinello, é importante que as crianças aprendam sobre a cultura gaúcha porque é uma coisa que pode se perder se não for trabalhada. “Cultura é o que se traz na vida e o que nela se aprende e trabalhar estes aspectos fora do Centro de Tradição Gaúcha é bem importante para que os bons costumes sejam conhecidos e difundidos”, comentou. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, celebrar os costumes e a tradição gaúcha nas escolas é uma forma de fazer um resgate com as crianças e adolescentes de suas origens, uma vez que nossa região é habitada principalmente por descendentes de gaúchos. “E é mais uma forma de trabalhar bons modos, gentilezas e a interação entre todos”, finalizou.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.