Acontece no próximo domingo, 19 de agosto, a terceira edição do Programa Céu Aberto – A Prefeitura na sua Rua. A ação será desenvolvida no Centro, em frente à Catedral Santo Antônio, e nas Ruas Jonas Rauen, Selistre de Campos e em partes da Avenida Getúlio Vargas. Das 9h às 17h a comunidade terá acesso gratuito a ações de lazer, saúde, educação, esporte, mobilidade urbana, assistência social, cultura e meio ambiente.
Na oportunidade, serviços que funcionam apenas em dias de semana em horários específicos, estarão abertos à comunidade, entre eles o Balcão Municipal de Empregos, onde será possível fazer o cadastro e conferir as vagas no mercado de trabalho. Os que desejam formalizar o seu negócio poderão utilizar à Sala do Empreendedor que estará com toda sua estrutura na Praça Coronel Bertaso. Testes rápidos de saúde, aferição da pressão e orientações sobre o uso do novo parquímetro, regularização fundiária e IPTU, também poderão ser acessados no local.
Brinquedos gigantes para as crianças, atividades esportivas, orientação sobre saúde bucal, distribuição de escovas de dentes, divulgação e informações turísticas, corte de cabelo, feira de frutas e mudas, orientações básicas de trânsito, exposição e comercialização de artesanato e o Procon realizando atendimentos, também estarão com sua estrutura disponível.
Para os amantes dos esportes a Avenida Getúlio Vargas estará fechada em meia pista, até a Rua Marechal Bormann, para atividades esportivas como ciclismo, por exemplo. Para os apreciadores das artes, apresentações artístico-culturais envolvendo diversas linguagens, modalidades e instituições, marcam a cronograma no Palanque Oficial da Praça Coronel Bertaso.
“A cidade é de todos e queremos que os espaços sejam tomados pela comunidade. Queremos que os cidadãos tomem a cidade como sua, abracem essa ideia, se engajem nesse esforço conjunto e aproveitem os inúmeros serviços e ações disponíveis. É uma programação para toda a família”, disse o Prefeito de Chapecó Luciano Buligon.
Além dos serviços disponíveis por todas as Secretarias Municipais, esta edição conta com 88 parceiros, entre universidades, instituições, órgãos públicos, Ongs, empreendedores, programas e projetos de diferentes áreas. Cerca de 40 parceiros a mais do que na sua última edição.
O que é o Céu Aberto
O programa Céu Aberto – A Prefeitura na sua Rua surgiu inspirado no Projeto “Las Ciclovias”, de Bogotá, na Colômbia, onde as ruas são abertas para a comunidade. Pensado para unir ainda mais as pessoas, animar, oferecer, interagir e integrar a todos, o projeto facilita o acesso a serviços de cidadania e atividades de lazer nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e esporte.
Aqui em Chapecó o Céu Aberto surgiu em 2017, e sua primeira edição foi desenvolvida no Bairro São Pedro; a segunda foi realizada no Bairro Efapi, e as duas somam um público de mais de 6 mil pessoas. Dentre os objetivos está promover a intersetorialidade das ações públicas, consolidar as parcerias Públicas Privadas, fortalecer a integração das famílias e da comunidade, permitir e facilitar o acesso às ações e serviços públicos e comunitários.
“Queremos que os Chapecoenses sejam atuantes e transformadores da sociedade. Por isso Chapecó abre as ruas para os protagonistas da nossa cidade: as pessoas. Convidamos a todos para que participem dos inúmeros serviços e ações que estarão disponíveis neste domingo. Convide os amigos, a família e venha participar de mais um Céu Aberto”, convida o Prefeito Buligon.
Fechamento das Ruas
A partir das 21h de sábado, 18 de agosto, serão fechados os seguintes trechos:
Ruas Marechal Floriano Peixoto – entre a Av. Nereu Ramos e a Rua Jonas Rauen e entre a Rua Jonas Rauen e a Rua Comandante Gonçalves Pinho;
Rua Selistre de Campos – Entre a Travessa Jorge Lacerda e a Rua Pio XII;
Rua Jonas Rauen – entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Pio XII;
No domingo, a partir das 9h, será realizado o fechamento das seguintes vias:
Av. Getúlio Vargas – Entre a Rua Marechal Floriano Peixoto até a Rua Selistre de Campos; Entre a Rua Clevelândia até a Marechal Floriano Peixoto.
Créditos: Texto: Camila Almeida/ Fotos: Arquivo/ Divulgação/ Prefeitura de Chapecó.