Para tornar a Noite Cultural um momento único e memorável, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Chapecó, leva cinco meses para preparar as apresentações. Os ensaios para o evento, que ocorrem semanalmente, são realizados desde maio, em dia e horários específicos para cada turma de usuários.
A Noite Cultural deste ano envolve 200 usuários para as apresentações de dança e exposição de artes visuais. Ao mesmo tempo, 77 colaboradores estão envolvidos na organização do evento. Com o intuito de valorizar os usuários da Apae, proporcionando a eles o acesso à arte e à cultura como uma ação geradora de sensibilidade, autoconhecimento, de estima ao outro e de amor, a 15ª edição da Noite Cultural, está prevista para o dia 30 de setembro, com início às 18h30, no centro de eventos de Chapecó.
Neste ano, a temática é “Identidade Cultural”, e na modalidade de dança cada apresentação contará a história de uma festa da cultura brasileira, enquanto na modalidade de artes visuais o enfoque trata da fotografia e da identidade particular de cada usuário da Apae. No hall de entrada do Centro de Eventos, a Apae apresentará a exposição de artes visuais e no teatro municipal acontecerá o espetáculo de dança, com entrada gratuita.
Dedicação e compromisso
Quanto à expectativa para o evento, a diretora da Apae Chapecó, Nara Maria Valiati, garante que todos estão ensaiando com muita dedicação e compromisso, para que mais uma vez se possa apresentar um trabalho de qualidade e emoção. “Cada vez mais a Noite Cultural é esperada pelos usuários da Apae, e isso certamente se dá porque há uma enorme valorização de cada um deles como ser humano talentoso e que tem múltiplas potencialidades, o que os torna mais felizes e seguros consigo mesmos”.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Extra Comunicação.