Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Chapecó firmaram nesta quarta-feira (8) contrato de financiamento no valor de R$ 15 milhões para a continuidade das obras do elevado, no entroncamento das Avenidas Leopoldo Sander, Attílio Fontana e o Contorno Viário Oeste. Os recursos são da CAIXA – Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), na modalidade Despesa de Capital, para apoio financeiro.
Conforme cronograma financeiro apresentado pela prefeitura, responsável pela obra, a liberação do recurso acontecerá em 13 parcelas, conforme andamento da obra, prevista para acontecer em 13 meses. Cada parcela será liberada mediante comprovação da aplicação do recurso na etapa anterior. O financiamento terá carência de 24 meses para início da amortização, que irá ocorrer em 96 meses.
O ato de assinatura aconteceu às 16 horas, na Prefeitura com a participação do Prefeito Luciano Buligon e da Superintendente Regional da CAIXA, Maria Claudia Sakai, entre outras autoridades.
A operação de crédito foi autorizada pela Lei nº 7.083, em dezembro do ano passado pela Câmara de Vereadores. Além da construção, os recursos também serão destinados a desapropriações de imóveis na área.
FINISA – O Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) possibilita às prefeituras financiar, nas categorias de Despesa de Capital, nas Modalidades Investimento: para obras de infraestrutura urbana e social (mobilidade Urbana, Prédios Públicos, Hospitais, Creches, presídios), Saneamento Ambiental, Transporte, Logística e Energia; e Apoio Financeiro. Nas operações de financiamento a CAIXA monitora o cumprimento de suas políticas de responsabilidade social empresarial, ambiental e de crédito, entre outras. (Com informações da CAIXA).
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.