Com ações e serviços focados na conscientização sobre a importância e responsabilidade das pessoas quanto à destinação correta do lixo, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, implantou ainda em 2016 o Ecoponto. A procura pelas caixas receptoras para o recebimento de resíduos volumosos foi tão grande que neste ano o serviço foi ampliado também para o Bairro Efapi.
Mas casos de descarte incorreto ainda acontecem no Município. Somente em um dia, as equipes do Departamento de Resíduos Sólidos recolheram um sofá, um colchão e restos de móveis depositados em frente aos contêineres nas ruas da cidade. “Infelizmente situações como as que vimos esta semana ainda são comuns em alguns pontos do Município. Cada um é responsável pelo seu lixo e deve dar a ele o destino correto”, reforça o Secretário de Infraestrutura Urbana Ivaldo Pizzinatto.
Somente no primeiro semestre deste ano os dois pontos do Ecoponto receberam mais de 100 cargas (Centro e Efapi) com aproximadamente 5 mil metros cúbicos de materiais. Um levantamento feito pela Secretaria mostra que 60% destes materiais recebidos são madeiras, móveis e colchões. Na sequência vêm os eletrodomésticos que correspondem por 20%, os eletroeletrônicos com 16% e o restante é referente à poda e capina. No Ecoponto, uma equipe de trabalho organiza a separação adequada. Só são recebidos resíduos de pessoas físicas. O Secretário reforça a importância da conscientização de todos para manter a cidade limpa. “O Ecoponto é uma alternativa importante que encontramos para evitar que esses resíduos sejam descartados de forma errada, geralmente em terrenos e passeios públicos. Agora necessitamos da ajuda e conscientização de todos”, explica Pizzinatto.
O Ecoponto está localizado em dois pontos: na Secretaria de Infraestrutura Urbana, Rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo a UPA 24horas. E no Bairro Efapi, em frente à Superintendência do Bairro, na Rua Garças, 226-D. O horário de recebimento nos dois locais é das 7hs às 18hs. O telefone de contato para mais informações é o 3319.3600.
Os containers recebem os seguintes resíduos:
- Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
- Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
- Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);
- Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).
Atenção
É importante destacar que não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, os mesmos devem ser desmontados antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.