
Chapecó conta com um serviço que ajuda a comunidade a encontrar uma vaga no mercado de trabalho. O Balcão Municipal de Empregos funciona como uma agência de empregos gratuita, registra empresas e vagas abertas em diferentes áreas, e cadastra e encaminha para entrevistas os profissionais que estão a procura de emprego.
De acordo com o Prefeito de Chapecó Luciano Buligon “o Balcão de Empregos exerce um papel muito importante no engajamento referente às vagas no mercado de trabalho abertas em Chapecó e no auxílio às pessoas que querem trabalhar. A partir do momento que o cidadão tem a chance de exercer uma função profissional aumenta a sua qualidade de vida e o desenvolvimento econômico. Esta ação se destaca na contribuição aos índices de empregabilidade”, enfatiza.
Para fazer o cadastro é simples. Basta ir à sede do Balcão, na Rua Carlos Pinho, n° 30D, no Centro, embaixo do Bandejão e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência atual. O mesmo acontece para as empresas que desejam utilizar o serviço: devem entrar em contato tendo disponível o CNPJ, endereço, telefone, número de vagas e funções e uma pessoa de Recursos Humanos responsável pela ação. Disponibiliza ainda uma sala onde as empresas podem realizar as entrevistas, com agendamento prévio, centralizando as ações e facilitado o acesso dos proponentes às vagas.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, o Balcão de Empregos tem um histórico muito importante no que diz respeito a contribuição na geração de emprego e renda. Além de ser um ponto de referência é um instrumento que o poder público municipal institui e consegue oportunizar às pessoas que estão procurando uma vaga, um lugar para desenvolver suas aptidões, suas tarefas ou sua formação. “A partir deste serviço milhares de pessoas recebem encaminhamento, sendo o balcão um intermediador entre as partes. Traz uma localização muito boa, na área central, o que facilita o acesso. Estamos muito satisfeitos pois Chapecó tem crescido cada vez mais no sentido de oportunizar e ter essa interação com a comunidade, o que contribui também para a colocação do Município nos índices do Firjam, por exemplo”, explica Sander.
O espaço atende em média 200 pessoas por dia e já conta com mais de 3 mil profissionais cadastrados. De janeiro a junho deste ano já foram registrados 21 mil atendimentos e mais 2 mil empresas cadastradas. Dentre os setores que mais empregam estão Indústria e Serviço.
De acordo com os dados do estudo “Chapecó em Números”, desenvolvido pelo Sebrae, a Indústria conta com 2.756 empresas no Município e gera 25.534 empregos, sendo responsável por 33,05% de empregos no setor. Já a Prestação de Serviços soma 6.319 empresas e soma 31.073 empregos, o que significa 40,07% das vagas no setor de atuação (integrado pelo setor Agropecuário, Industrial, Comercial e Prestação de Serviço).
Vagas disponíveis
Confira as vagas disponíveis nesta quinta-feira, 05, (sujeitas a alteração):
Técnico em manutenção predial;
Auxiliar de controle;
Fiscal de prevenção de perdas;
Pintura e manutenção;
Almoxarife;
Fiscal de caixa;
Instalador de extintor;
Auxiliar administrativo;
Lavador de carros;
Auxiliar de limpeza;
Ajudante de pátio;
Serviços gerais com CNH categoria B;
Costureira;
Auxiliar de limpeza;
Montador de estrutura metálica;
Técnico em informática;
Instalador de climatizador;
Soldador;
Operador de retroescavadeira;
Pintor industrial;
Monitor;
Ponteiro rolante;
Armazenista;
Auxiliar de açougue;
Fonoaudióloga;
Operador de jato;
Operador;
Técnico segurança no trabalho;
Jateador;
Serralheiro;
Motorista ;
Atendente de padaria;
Caixa;
Carga e descarga;
Auxiliar de produção;
Torneiro mecânico;
Recepcionista ;
Orientador de estacionamento;
Vendedor interno;
Vendedor externo;
Consultor de vendas.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Prefeitura de Chapecó.