Quando as temperaturas caem, a necessidade de aquecimento é inerente ao corpo humano. Estudos apresentam que o frio realmente interfere na dinâmica corporal e, em muitos casos, contribui para o aumento da sensação de dor. Embora não se tenha a comprovação oficial de que a baixa temperatura esteja relacionada com as dores nas articulações, algumas pesquisas apontam que as queixas são mais frequentes nesse período.
No frio, quando o ambiente está em constante mudança, o líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações do corpo humano, torna-se mais espesso, dificultando a movimentação de nutrientes e oxigênio presentes no sangue. Outro fator é a autoproteção do corpo, em que o próprio organismo desenvolve mecanismos para diminuir a sensação de frio e aumentar a taxa metabólica de calor interno, contribuindo para maior consumo de energia.
O Fisioterapeuta Douglas Gonçalves de Azevedo acredita que “clinicamente há muitos relatos do agravamento de sintomas quando existe mudanças climáticas e/ou até momentos antes dessas alterações de temperatura. Percebemos que isso ocorre com maior frequência em pacientes com alterações ósseas e/ou articulares (como fraturas, doenças reumatologicas, desgastes articulares – artroses)”.
De acordo com o especialista, as justificativas para esse agravante em função da temperatura ainda não são concretas, porém, criam-se hipóteses quanto a oscilação da temperatura do ar e as alterações da pressão atmosférica, que poderiam influenciar na constrição de algumas estruturas e o fato a maior exigência de contração muscular para manter a temperatura corporal que poderia agravar as tensões musculares.
Como evitar a dor articular no frio
Para quem sofre com as dores causadas pela baixa temperatura, deve se atentar em alguns cuidados diários. É preciso movimentar-se bastante durante todo o dia, realizar alongamentos e atividades físicas regulares, além de tomar sol. Utilizar bolsas de água quente sobre os locais doloridos também ameniza. Em situações em que há o agravamento da dor, recomenda-se buscar a fisioterapia, a fim de auxiliar com diversos recursos.
Jornalismo Rádio Efapi com informações da Ahazô.